A Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) recebeu, entre os dias 15 de junho e 2 de julho, a visita técnica da médica Mariana Sunjuluca Domingos Miguel e de Francisca Domingas Tavares, respectivamente diretora-geral e enfermeira-chefe do Hospital Pediátrico Pioneiro Zeca, localizado em Lubango, Angola. A presença das profisionais marca mais um capítulo da cooperação internacional entre a instituição brasileira e unidades de saúde angolanas, com foco na formação e capacitação de profissionais da área médica.
Durante a visita, a diretora conheceu as instalações da UniEVANGÉLICA, incluindo os hospitais-escola e centros de simulação clínica, além de participar de reuniões com a Reitoria, a Faculdade de Medicina e o projeto UniMissões. Um dos objetivos foi aprofundar o intercâmbio acadêmico e científico entre os países, além de discutir formas concretas de apoio técnico e pedagógico, especialmente nas áreas de pediatria e saúde da família.
Como fruto dessa cooperação, médicos angolanos já participam de programas de residência médica na UniEVANGÉLICA desde 2021. O primeiro grupo incluiu quatro profissionais – dois em Saúde da Família e Comunidade, um em Ginecologia e Obstetrícia e um em Pediatria. Três deles já retornaram a Angola, onde atuam na região de Lubango, contribuindo para qualificar o atendimento e enfrentar desafios como a alta taxa de mortalidade infantil no país.
Um novo grupo de residentes – incluindo um profissional de Lubango – já está em formação na UniEVANGÉLICA, o que reforça o compromisso bilateral de ampliar o acesso à formação especializada. O projeto é coordenado pelo UniMissões, que também é responsável por um programa de estágio de estudantes do curso de Medicina em hospitais de Angola. “A experiência transcultural e profissional prepara nossos alunos para serem médicos mais humanos e conectados com as necessidades globais”, destaca o professor Rocindes Corrêa, coordenador do projeto UniMissões.
No relatório entregue à Reitoria da UniEVANGÉLICA, Mariana Miguel destaca que a visita foi estratégica e extremamente produtiva, permitindo consolidar uma base para projetos futuros como simpósios, jornadas de capacitação, intercâmbios de curta duração e desenvolvimento de pesquisas na área da saúde infantil.
Em seu discurso de despedida, a diretora reforçou a intenção de manter viva a parceria: “Volto ao meu país com o coração cheio de esperança e o firme propósito de continuar construindo, junto com os senhores, pontes sólidas entre Angola e o Brasil. Que esta parceria continue crescendo e frutificando em benefício da nossa comunidade e, em especial, das nossas crianças”.
Residência
Entre os médicos angolanos que já participaram de programas de residência na UniEVANGÉLICA, está a pediatra Felícia Lourdes Ngumba, que retornou ao seu país em maio deste ano. Atualmente, ela atende no Hospital Pediátrico Pioneiro Zeca. Ao se despedir do Brasil, Felícia expressou profunda gratidão pelo acolhimento recebido: “Desde o momento em que cheguei, me senti em casa.” Segundo ela, os três anos de residência foram de intenso aprendizado e crescimento profissional. “Levo comigo uma bagagem rica, graças aos professores dedicados que me acompanharam nessa jornada.”
Felícia destacou que pretende aplicar esse conhecimento na melhoria da saúde infantil em sua região e vê o Brasil como uma referência: “Sinto-me uma heroína por poder voltar e contribuir com o desenvolvimento da saúde no meu país.”
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2025