11/09/2023
Campus Anápolis

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 25% do território brasileiro. É conhecido como berço de importantes nascentes, como a do Rio São Francisco e Tocantins. Sua vegetação é rasteira, composta por árvores de pequeno porte. 

A riqueza da fauna e da flora do Cerrado Brasileiro fez com que fosse criado em 2033 o Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, com o intuito de chamar a atenção para a necessidade de preservar esse bioma.

“Nesta data é importante ressaltar que o Cerrado é formado por diferentes paisagens naturais que, por sua vez, desembocam numa rica biodiversidade. Cerrado não é apenas vegetação. Além de ser um ambiente natural formado por um conjunto de fatores como clima, solo, água, relevo, fauna, flora etc., ele também é um produto histórico, com suas dinâmicas socioespaciais e povos tradicionais como os camponeses, povos indígenas, quilombolas, geraizeiros entre outros”, explica a professora dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Medicina, Profa. Dra. Josana de Castro Peixoto.

Considerado a savana brasileira, o Cerrado abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, com mais de seis mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. O bioma está presente em áreas do Distrito Federal e nos estados de Goiás, Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, São Paulo, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Paraná.

“Mais uma vez, precisamos reafirmar a necessidade da conservação dos seus recursos naturais, a valorização de suas paisagens, da memória, das dinâmicas socioculturais e da sua biodiversidade. Que a ciência, a tecnologia e a informação se tornem aliados e elementos fundamentais para a defesa do Cerrado”, conclui a Profa. Josana.