21/09/2023

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência.

Inclusão que envolve acessibilidade e combate ao preconceito. Pessoa com deficiência é aquela que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

A Universidade Evangélica de Goiás, através do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NACI) desempenha um papel importante na promoção da inclusão de pessoas com deficiência na vida acadêmica. Suas principais responsabilidades incluem eliminar barreiras de acessibilidade arquitetônicas, pedagógicas, atitudinais e de comunicação, garantir conformidade legal com requisitos de acessibilidade e assegurar o acesso de pessoas com deficiência à Educação Superior.

“A missão do NACI é promover com excelência o conhecimento, por meio da educação em seus diferentes níveis, fundamentado em princípios cristãos, buscando a formação de cidadãos comprometidos com a verdade, a comunidade, o respeito, a transformação social e o desenvolvimento sustentável. Garantir o ingresso, permanência, integração dos acadêmicos, fomentando o respeito à diversidade e a eliminação de barreiras para a inclusão educacional e social de todas as pessoas”, explica a Coordenadora do NACI, Lauriane Garcia Lobo.

Para garantir a acessibilidade tecnológica assistiva, o NACI conta com empréstimo de equipamentos, atualização de computadores, equipamentos auxiliares para adaptações em ambientes virtuais, acesso à sala de recursos multifuncionais que disponibiliza softwares acessíveis, garantindo a aprendizagem dos acadêmicos com igualdade de condições, desenvolvendo a acessibilidade pedagógica.

“Além disso, a equipe multidisciplinar do NACI mantém um canal de comunicação com as famílias dos acadêmicos, acompanhando o desenvolvimento desses alunos”, conclui Lauriane.