10/08/2023
Campus Anápolis

O Curso de Direito da UniEVANGÉLICA é um dos mais antigos do Centro-Oeste. Em seus 55 anos de existência já formou milhares de advogados, que atuam e atuaram em diferentes regiões do país e até do exterior.

Neste Dia do Advogado, queremos mostrar um pouco da importância deste curso, não só para a instituição, mas para toda a comunidade de Anápolis. Um dos exemplos é o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) que realiza atendimentos a estrangeiros, refugiados e população de baixa renda em todas as áreas do direito: ações de família-alimentos, guarda de menores, divórcio, execução de alimentos, ações cíveis, danos morais e acidentes de trânsito.

A equipe do núcleo, formado por acadêmicos e professores, também realiza ações criminais, previdenciárias, aposentadorias e ações trabalhistas. “Todos os atendimentos são realizados juntamente com o acadêmico acompanhado pelo professor orientador que é advogado, sendo totalmente gratuito”, explica o professor do Curso de Direito, Wendell Ribeiro Quintino.

Além destes atendimentos, há a oferta de serviços de medição e arbitragem por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça de Goiás pelo 3º Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (CEJUSC), que funciona junto ao NPJ. São realizadas audiências para solução de divórcios consensuais, pensão alimentícia, guarda e questões de trânsito. “A gente proporciona à população a resolução rápida do caso e sem processo litigioso, tendo os acordos homologados pelo Judiciário”, diz o Prof. Wendell.

Por mês, são realizados em média 450 atendimentos. “O atendimento realizado pelo NPJ proporciona aos acadêmicos de Direito a prática processual com o desenvolvimento das habilidades da profissão em casos concretos e, por outro lado, a população mais carente, que mais necessita é beneficiada com um atendimento de excelência por professores qualificados”, ressalta o Prof. Wendell.

O professor também explica que para muitas pessoas o NPJ é a única forma de acesso ao Poder Judiciário. “O impacto social é muito grande, pois problemas complexos são solucionados. E podemos dizer que vidas são mudadas em alguns processos, como na concessão de uma aposentadoria, ou na procedência de uma ação de usucapião. Assim, o NPJ exerce um papel pedagógico importantíssimo no desenvolvimento do acadêmico e de auxílio jurídico gratuito e de qualidade à população carente, papel que reflete o caráter confessional da instituição”, conclui.