22/03/2024
Todos os Campi

Na Semana da Saúde Bucal, conversamos com especialistas para dar dicas de como manter a higiene bucal e evitar problemas de saúde. A higienização deve ser feita três vezes ao dia, sendo a última antes de dormir. Mas os profissionais da área recomendam que “após comer algum alimento rico em açúcar ou algum alimento pegajoso, a higienização também deve ser feita”.

Quem orienta é a professora do Curso de Odontologia da Universidade Evangélica de Goiás – Campus Anápolis, Profa. Francielle Romanowski. Ela explica que cada escovação deve variar entre dois e três minutos, sendo mais importante observar que cada dente deve ser higienizado em todas as suas faces.

“Além da escovação, recomendamos o uso de fio dental, que remove restos de alimentos que ficam sedimentados entre os dentes e realiza a limpeza desta área onde a escova não alcança. É necessário também lembrar da escovação da língua, visto que ela também acumula bactérias e restos alimentares, formando uma camada esbranquiçada chamada de saburra, que deve ser removida. A limpeza da língua combate o mau hálito e doenças periodontais”, explica a Profa. Francielle.

Não fazer a higiene bucal pode resultar em diversas doenças, principalmente as bucais. “Pode levar ao desenvolvimento de DNT( doenças não transmissíveis) como a doença cárie, doença periodontal e outras tais como doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes”.

Por isso, para criar o hábito a Profa. Francielle recomenda incentivar as crianças a cuidarem dos dentinhos desde muito novos. “A criança aprende por observação. Ter em casa hábitos saudáveis e deixar a criança acompanhar estes hábitos, fará que a mesma desenvolva os mesmos hábitos.  Ter um ambiente onde a saúde bucal é valorizada, faz com que os integrantes desta família também adotem esta forma de valorização”, conclui a professora.