23/06/2023
Campus Anápolis

O inverno começou oficialmente nesta quarta-feira (21). É época das roupas elegantes, das bebidas quentes e de ficar curtindo embaixo do edredon. Mas com os dias frios, chegam também algumas doenças, principalmente, as respiratórias. “O que acontece nesta época do ano é que na nossa região, o clima além de ser mais frio é seco. E isso favorece e facilita a transmissão de doenças respiratórias. Os vírus respiratórios tem uma facilidade maior de ser transmitido nessa época do ano”, explica o médico infectologista Marcelo Daher.

Para evitar as doenças respiratórias é preciso tomar alguns cuidados, especialmente, com crianças e idosos. “A questão dos idosos e das crianças, os extremos de idade, é que esse grupo, além de deixarem passar um pouco a questão da hidratação, eles não percebem que está tão seco e não se hidratam com facilidade. E muitas vezes, eles dependem de outros para que seja oferecido e fornecido o líquido”, afirma Marcelo Daher.

Por isso, é importante cuidar bastante da hidratação de todos da casa. Beber muito líquido é fundamental, mesmo sem sede. Outra forma é estar com a vacinação em dia. “A vacinação realmente é uma estratégia. As vacinas contra as doenças respiratórias são muito interessantes de serem utilizadas previamente a essa época do ano, já que a gente sabe que nessa época vai ter uma incidência maior”, conclui o médico.

Cuidando também do seu pet

E não são apenas os humanos que sofrem com o aumento das infecções nos dias frios. Os pets também. “Muitas vezes são doenças causadas por bactérias e vírus, como por exemplo, a influenza canina (gripe dos cães) ou a tosse dos canis. E estas doenças são de fácil transmissão entre os animais, afetando principalmente aqueles que possam estar com o sistema imunológico debilitado”, explica o professor do Curso de Medicina Veterinária da UniEVANGÉLICA, Prof. Dr. Thiago Souza Azeredo Bastos.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Profa. Dra. Débora Pereira Garcia Melo, anualmente são registrados alguns casos de óbito por hipotermia, ou seja, pelo frio extremo. “De forma geral, estas doenças acabarão acometendo aqueles que não estiverem bem nutridos e preparados para a ocasião, como filhotes, animais idosos, animais expostos a ambiente muito úmido e, até mesmo, animais que apresentam problemas na pele e pena, já que tais barreiras protetoras estão lesadas”, afirma.

É preciso ter alguns cuidados básicos com os animais de estimação. Prover sempre água, alimento e abrigo da melhor maneira possível e ter muita atenção ao comportamento do animal. “Se o pet apresentar alteração no comportamento, isso já pode indicar sinal de uma doença iniciando. Portanto, nesse caso, procure um médico veterinário o mais rápido possível”, finaliza o Prof. Thiago.