29/11/2023
Campus Rubiataba

Em 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (Lei 12.519/2011), ocorreu a 1ª reunião do Clube do Livro na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA Campus Rubiataba. O projeto, concebido pelo professor Francinaldo S. de Paula em 2021, tem como objetivo promover a prática de pesquisa e extensão a partir da chamada Leitura Clássica Institucional.

A obra escolhida para este semestre, 'Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada', de Carolina Maria de Jesus, oferece um retrato do cotidiano na favela de Canindé. Carolina, mulher negra, mãe solo e catadora de papel, narra em seus diários como sobrevive em meio à extrema pobreza, destacando os impactos da falta de recursos e oportunidades em sua vida. Este relato, da década de 1950, permanece atual ao abordar a miséria, a violência e as dificuldades enfrentadas pelos menos privilegiados.

Para o professor Francinaldo, o estímulo ao hábito de leitura e reflexão profunda são pontos altos da proposta. "Além de fomentar a leitura, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento integral dos participantes, proporcionando uma experiência rica em conhecimento e reflexão crítica. A escolha de obras clássicas como instrumentos pedagógicos é uma estratégia valiosa para estimular o hábito de leitura e promover uma compreensão mais profunda da sociedade e do indivíduo", evidencia.

Há mais de uma década, esse tipo de iniciativa permeia a instituição. "Com o estímulo à leitura e reflexão crítica, o Clube do Livro visa estimular o hábito de leitura, promover o senso crítico e fomentar discussões sobre as transformações sociais, empresariais, políticas e legais, considerando os contextos local, regional e global", destaca o professor Cláudio Kobayashi, diretor do Campus.

Para ele, o apoio das coordenações de curso, a participação e condução dos professores Francinaldo S. de Paula, Marcus Vinicius S. Coelho e Lucas S. Cunha, bem como a participação ativa dos acadêmicos, foram fundamentais para o êxito do projeto.

A formação de leitores críticos e o enriquecimento cultural são resultados das ações desenvolvidas. O projeto é aberto à comunidade, visando formar leitores críticos e enriquecer culturalmente os participantes. Durante o encontro inaugural do semestre, o desafio foi promover uma interação multidisciplinar e um diálogo transversal com reflexões críticas, proporcionando uma experiência enriquecedora e uma oportunidade de reaproximação com a literatura.

O projeto continuará com reuniões em sala de aula sob supervisão e orientação dos professores, culminando na produção de resenhas da obra compartilhadas na comunidade acadêmica e externa por meio da Revista Descobertas.