03/04/2023

O educador físico e treinador Anderson Couto participou de vários eventos enquanto esteve na Universidade Evangélica de Goiás. Falou com alunos e professores e enfatizou a importância de um olhar integral para o aluno.

Olhar que ele aprendeu a ter depois de uma série de frustrações. Anderson contou sua história. Ele é natural de Guarapari, no Espírito Santo. Cresceu com o sonho de ser jogador de futebol. Ele conta que aos nove anos, teve uma de suas maiores tristezas. “Vi meu pai saindo de casa e abandonando a família. O sentimento era de ter perdido meu ídolo, meu herói”, diz.

Aos 12 anos, Anderson conseguiu jogar em um clube de futebol. Para isso, teve que se mudar. E a experiência não foi boa. “Vivenciei o abuso físico e emocional de pessoas que eu confiei. Uma ferida que me impediu de continuar e após alguns meses precisei retornar para a minha cidade. Aquele adolescente que havia saído de cabeça erguida e empolgado, agora retorna frustrado e destruído emocionalmente”, conta.

Depois disso, o menino que sonhava ser jogador de futebol, entrou para o mundo das drogas. Mas aos 19 anos, através da vida de um treinador, ouviu falar do amor de Jesus pela primeira vez. “Aquilo que me faltava emocionalmente, encontrei no esporte através da vida de homens e mulheres que vivem a sua missão através do esporte”, enfatiza.

“Após me formar em Teologia e Educação Física percebi o quanto a imagem do treinador, em muitos momentos, se assemelha a de um pai. Não somente experimentei na minha própria história, mas agora passei a vivenciar no dia a dia essa experiência”, afirma.

Mudar vidas passou a ser a missão de Anderson Couto. Em 2017, morando nos EUA, conheceu o programa de treinamento chamado Treinador 3D, oferecido pela organização cristã FCA (Fellowship of Christin Athletes). A ideia é formar treinadores como aquele que transformou a vida do jovem Anderson Couto.

“Agradecemos a Deus pela UniEVANGÉLICA e por toda a equipe que tem sido fiel a missão de formar vidas para transformar o mundo. Hoje como parceiros, sonhamos e cremos que juntos iremos somar forças para que a missão que recebemos do alto continue sendo vivida aqui na terra com muita excelência e que juntos possamos recrutar, equipar e enviar mais profissionais que irão transformar o mundo a começar de onde eles estão”, conclui.