09/06/2023

Os acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA irão participar de uma sessão no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília no próximo dia 13 de junho.

A visita faz parte de um projeto que tem como objetivo proporcionar aos alunos acesso à prática processual civil e à prática processual penal nas sessões do STJ. De acordo com o professor Eumar Evangelista, os alunos seguem um roteiro: conhecem o museu do STJ, assistem a um vídeo institucional e depois participam da sessão do STJ, que começa por volta de 15h.

“Esse é um projeto muito importante, porque agrega a participação direta da teoria com a prática. O aluno tem a habilidade entregue em sala de aula e a competência entregue no tribunal, que é a prática”, ressalta o professor Eumar.

Projeto

De acordo com o Coordenador do Curso de Direito, Prof. Daniel Mendes da Costa, o projeto de visita ao Supremo Tribunal de Justiça é recente, começou em janeiro do ano passado, mas faz parte de um projeto maior que tem mais de 20 anos.

“O Curso de Direito leva os alunos ao Congresso e aos Tribunais Superiores há muitos anos. Então, o aluno tem a oportunidade nestas visitas à Brasília, de conhecer o Superior Tribunal de Justiça. No passado, a gente teve a oportunidade de visitar o Supremo Tribunal Federal (STF), mas diante das atuais circunstâncias, as visitas estão mais restritas”, explica o professor Daniel.

Projeto de Extensão

De acordo com o Reitor da UniEVANGÉLICA, Prof. Carlos Hassel Mendes, o projeto é de suma importância para a prática acadêmica. Ele inclusive relembra que a proposta abrangia outros cursos da instituição. “Nós já tivemos essa prática aqui na UniEVANGÉLICA com o Projeto Visitando o Congresso Nacional e produziu resultados muito interessantes. Primeiro no sentido de conhecer o Poder Legislativo, o Congresso Nacional e as suas dimensões. E sempre oportunizando aos acadêmicos, dependendo da área de conhecimento, conhecer outros lugares, como por exemplo: no curso de Direito: o STF e o STJ, no curso de Medicina: o Ministério da Saúde e assim sucessivamente”, explica.

O reitor também explica que é muito importante os acadêmicos conhecerem o trabalho de um parlamentar. “Eu acho que é uma experiência boa e já ouvimos relatos de muitos acadêmicos que não imaginavam a dimensão do Congresso Nacional e o que os parlamentares fazem. E a própria imprensa tem uma visão deturpada do que é o trabalho parlamentar. Eu sei que tem gente boa que trabalha muito, tem outros que encostam. Mas a atividade de um parlamentar não se resume a presença dele em um projeto de votação. Ele trabalha nas comissões, nos atendimentos, nas demandas do estado e do município, que são demandas junto à estrutura de governo e isso não é visível a grande mídia. Então eu acho que é importante para desmistificar isso e sempre essas visitas são acompanhadas de uma visita técnica daquela área que está indo. Por isso, queremos retomar esse projeto desta forma mais ampliada”, conclui o Prof. Carlos Hassel Mendes.