06/10/2022
Campus Anápolis

Matheus Almirante, acadêmico no 10º período do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, conquistou o 1º lugar no Prêmio IEL de Estágio - categoria Projetos Inovadores de Grande Porte, como estagiário da montadora CAOA. O estudante destaca que essa experiência na empresa contribuiu para a realização do seu projeto vencedor.

"Tive a oportunidade de fazer importantes estágios, em empresas como Geolab e CAOA. Incentivo os acadêmicos a participarem do Prêmio IEL de Estágio. São muitos critérios para a escolha dos melhores projetos e o interessante é que existem várias áreas, de acordo com o perfil dos participantes", explica Matheus Almirante. Ao longo de todas as etapas do prêmio, ele foi supervisionado por Marcelo Mendes Ferreira, colaborador da CAOA.

Para Matheus, o prêmio será importante para sua vida profissional: "no caso da categoria Projetos Inovadores, o objetivo é apresentar uma proposta que vise a melhoria da empresa. Participar de uma iniciativa como essa é um importante incentivo à carreira, pois os melhores colocados acabam sendo vistos pelo mercado de trabalho. A UniEVANGÉLICA incentiva esses projetos. Sou grato à universidade e ao IEL".

Para o coordenador de estágio do curso de Engenharia Mecânica, professor Sérgio Mateus Brandão, "essa é uma importante conquista para a UniEVANGÉLICA. O acadêmico Matheus Almirante brilhou em seu projeto. Isso mostra que a instituição tem investido com excelência na carreira dos seus alunos".

O prêmio

As Ciências Exatas dominaram o topo do Pódio da 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio 2022. Dois estudantes de Engenharia e um de Tecnologia da Informação foram os grandes vencedores da categoria Projetos Inovadores. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 28 de setembro. O evento foi realizado no Salão Daniel Viana, no 4º andar da Casa da Indústria.

“O maior significado de uma conquista provém de uma série de desafios, cuja persistência é o maior aliado nessa luta. Vitória sem luta é triunfo sem glória. Vencer o Prêmio IEL se coloca como parte da minha vida, do meu desenvolvimento e do meu crescimento, tanto pessoal quanto profissional, sendo assim, o mediador na construção de novas virtudes. Agradeço o apoio e o reconhecimento”, comemorou Matheus Almirante de Souza, de 22 anos, que ficou em 1º lugar na categoria Projetos Inovadores, porte grande, como estagiário da Caoa Montadora, de Anápolis, formando a equipe com seu supervisor Marcelo Mendes Ferreira.

Matheus Almirante cursa o 10º período de Engenharia Mecânica na Universidade Evangélica de Anápolis (UniEvangélica). Seu projeto é centrado em uma estratégia de gestão em que os ativos adquiridos primeiro são vendidos primeiro, visando à redução de defeitos provenientes da área de transporte dos componentes. Como consequência, há a diminuição do índice de repinturas.

Conquista

Na categoria Projetos Inovadores, porte médio, o estagiário vencedor foi Matheus Henrique Ignácio dos Santos Ferreira, de 27 anos, estudante do 10º período de Engenharia Civil da Universidade Paulista (Unip). “Vencer o Prêmio IEL é extremamente importante para mim, tanto no lado pessoal, quanto acadêmico e profissional”, comemorou o estagiário em gestão de obra na Sousa Andrade Construtora. “O princípio de evolução com tecnologia, visando o ambiental, já e é visto e vivido. Logo, faço questão em me impor totalmente a sempre buscar desenvolvimento social e civil, objetivando e defendendo sempre direitos e deveres tanto humano como ambiental”, completou Matheus, que apresentou um projeto de redução de consumo de aço nas obras.

Na subcategoria porte pequeno, da Projetos Inovadores, o vencedor é cria do Sistema S, Vinicius Fernandes da Silva. O jovem, de 19 anos, cursa o 2º período de Engenharia de Software no SENAI FATESG e é estagiário de TI no SESI Jardim Colorado.

Seu projeto é o Sistema de Transferência Operacional de Bens, que busca fortalecer a logística e comunicação entre SESI, SENAI e FIEG, por meio de transferências internas de itens, objetivando a diminuição dos índices de gastos na procura de bens materiais. “Ganhar o Prêmio IEL de Estágio significa que todo o esforço e dedicação que dou ao meu trabalho estão sendo recompensados de uma ótima forma. Esse tipo de recompensa que me faz dedicar cada dia mais no meu trabalho”, ressaltou Vinícius.

Órgão público inovador

Na categoria Órgão Público Inovador, a vencedora é a prefeitura de Cidade Ocidental. “É muito gratificante e me sinto bem como gestor. Mas imagino que para cada jovem que teve essa oportunidade, é olhar para nossa cidade e dizer: ‘que bom que fiz parte dessa vitória’. Ter essa vitória para nossa cidade é sinal que estamos investindo no jovem. Pensar em IEL, em estágio e no jovem é pensar em quem vai tocar o Brasil, é pensar hoje”, afirmou Fábio Correa, prefeito de Cidade Ocidental.