13/12/2018

Com apoio da UniEVANGÉLICA, CEREM-GO promove 1º Congresso Estadual de Residência Médica de Goiás

13.12.2018

Preparar acadêmicos de Medicina para os desafios da profissão e apresentar os novos rumos da área médica no Brasil foram alguns dos objetivos do 1º Congresso Estadual de Residência Médica de Goiás, realizado na empresa farmacêutica Cifarma na última semana.

O tema não poderia ter sido mais bem escolhido. 'A Medicina do terceiro milênio: da ciência com inteligência artificial ao mercado mutante' envolveu os participantes em uma imersão nas novas tecnologias que vêm contribuindo para o aprimoramento da prática médica.

“Um novo modelo de formação médica é preciso para o século XXI”, destacou o médico nefrologista Sérgio Mota, presidente da CEREM Goiás. Conforme indicou, a flexibilidade curricular, a individualização do aprendizado, a mensuração dos resultados, o desenvolvimento de novas ferramentas de avaliação, o fortalecimento da residência médica e ações voltadas para a melhoria do sistema de saúde são alguns elementos que fazem parte do aprimoramento no exercício da Medicina brasileira.

De acordo com o médico Sérgio Mota, os futuros profissionais da área médica devem conhecer a estrutura do sistema de saúde brasileiro e estar preparados para contribuir com sua sustentabilidade. Dentro dessa proposta, o acadêmico de Medicina deve sair da faculdade preparado para se adequar ao novo cenário que se apresenta, em que, cada vez mais, é necessário apresentar um serviço de saúde humanizado e que responda à velocidade das transformações tecnológicas.

“Como as novas descobertas influenciarão a nossa prática profissional, como o debate ético tem acompanhado a transformação desse novo cenário?”, questionou Sérgio Mota. A gestão da informação combinada à inteligência artificial também foram temas em destaque durante o evento.

Dr. Sérgio Mota ainda agradeceu a parceiros que contribuíram para a construção do congresso. “O Centro Universitário de Anápolis, na pessoa do reitor, Carlos Hassel Mendes e do chanceler, Ernei de Oliveira Pina, contribuiu para que o congresso da CEREM fosse possível. Não podemos deixar de citar a importância de todas as comissões de residência médica do Estado de Goiás pelo importante trabalho desempenhado. E não podemos nos esquecer dos professores que dedicaram seu tempo levando conhecimento a médicos residentes e estudantes de medicina”, declarou. Ele ainda citou a participação da Secretaria Estadual de saúde e secretaria municipal de saúde de Goiânia pela presença e apoio.

A comissão organizadora do 1º Congresso de Residência Médica de Goiás agradece a todos os parceiros do evento.
UniEVANGÉLICA
Cifarma