21/11/2017

Cristovam Buarque exalta papel da Educação no desenvolvimento do Brasil

21.11.2017

Na noite desta sexta-feira (24), o senador Cristovam Buarque esteve na UniEVANGÉLICA para seu compromisso oficial em Anápolis. Em palestra na instituição, ele falou sobre o papel da Educação no desenvolvimento do país. De acordo com suas palavras, um sistema educacional, para ser considerado eficiente e democrático, deve contemplar toda a população nacional.

Ele relembrou que o Brasil irá completar em 2022 seus 200 anos de independência. Com humor, ele falou sobre quem não convidaria para a festa de comemoração: "Eu não convidaria todos aqueles que não colocaram a Educação em primeiro lugar".

Para ele, é preciso construir um país forte em que a "marcha para o conhecimento", de leste a oeste, seja o esteio de um desenvolvimento igualitário e construído com base na inclusão de todos. O senador Cristovam Buarque rememorou ainda sua história com a UniEVANGÉLICA. Em 1992, ele visitou o Centro Universitário em um evento institucional.

No ano de 2015, a Cátedra que leva o nome do senador foi inaugurada com sua presença. E neste dia 24, um momento mais do que especial para a relação entre Cristovam Buarque e a UniEVANGÉLICA ocorreu.

A Cátedra Cristovam Buarque de Direitos Humanos e Educação para a Cidadania fez o lançamento do livro ‘Direitos Humanos, Educação e Cidadania – Uma análise do pensamento de Cristovam Buarque’. A obra, desenvolvida por docentes e pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Direito da UniEVANGÉLICA - NPDU, detalha parte significativa da obra acadêmica do professor e senador Cristovam Buarque em diversas áreas do conhecimento.

Durante o evento de lançamento, o Direito, a Economia, a Filosofia, a Educação, o Humanismo, a Política e a Literatura foram abordados sob a ótica do senador, que é o patrono da Cátedra de Direitos Humanos e Educação para a Cidadania do Curso de Direito.

O livro possui 10 capítulos. A valorização dos Direitos Humanos, da Educação, da Ecologia, Sustentabilidade, o cuidado com a qualidade de vida e a política de estancamento da chamada ‘erosão social’ são temas tratados na publicação.

Para os organizadores do livro, Prof.ª Dra. Mariane Morato Stival e Prof. Dr. Ronaldo Cavalcante, “a obra trata-se de uma valorosa parcela da visão de estadista desse nobre professor e homem público, um daqueles visionários que enxergam à frente de seu tempo e se antecipa aos fatos. O desejo dos organizadores e autores é que, com essa leitura, possamos partilhar da utopia engajada que inflama de esperança temas sobre Direitos Humanos, Educação e Cidadania”.

O Reitor Carlos Hassel Mendes registrou o papel de Cristovam Buarque na Cátedra que leva seu nome e na produção do livro sobre seu pensamento. Ele ainda destacou a relevância da obra para professores, acadêmicos, já que a publicação detalha com maestria os Direitos Humanos, Cidadania e Educação.

Para o Professor Daniel Gonçalves Mendes da Costa, diretor do Curso de Direito, a sensação após a concretização do livro é de "dever cumprido". Ele exaltou o papel de todos os pesquisadores, professores e demais membros da comunidade acadêmica que participaram na obra. Para ele, a Cátedra Cristovam Buarque tem assumido cada vez mais importância no seio institucional.

A Professora Mariane Morato Stival expressou sua profunda admiração por Cristovam Buarque. "É uma obra muito valorosa para nós", comentou sobre o livro. Ela fez referência ao trabalho da Cátedra, que teve seu embrião quando o Professor Marcelo Henrique dos Santos estava à frente do curso de Direito. A Professora ainda louvou a iniciativa do atual diretor do Curso, Professor Daniel, em dar continuidade ao trabalho de manutenção e fortalecimento da cátedra.

Por fim, citou o crescimento do interesse de vários cursos da instituição no tema Direitos Humanos e falou da importância da obra de Cristovam Buarque, que tem, segundo ela, "uma visão de estadista".

O Professor Dr. Ronaldo Cavalcante entende que o livro ‘Direitos Humanos, Educação e Cidadania – Uma análise do pensamento de Cristovam Buarque’ retrata com coerência seu trabalho. "Nós temos entre nós um verdadeiro estadista", declarou. Ronaldo ainda evidenciou a importância da cátedra como espaço de pesquisa, extensão e de diálogo com a sociedade.

VEJA MAIS FOTOS DESTE EVENTO