30/10/2017

Medicina: Workshop com preceptores é promovido

30.10.2017

Neste sábado (28), foi promovido na UniEVANGÉLICA o workshop 'O papel do preceptor na formação médica', com preceptores de médicos residentes e graduandos do curso de Medicina da instituição.

O preceptor é um médico que tem o papel de orientar os alunos de Medicina e residentes em unidades de saúde. Na UniEVANGÉLICA, os acadêmicos já atuam, desde o 1º semestre, em hospitais, postos de saúde e clínicas médicas. Durante o workshop, a relação entre preceptor e estudante foi destacada, com o objetivo de discutir como o processo prático de aprendizagem pode contribuir para o tratamento dado ao paciente.

O foco das discussões foi o papel dos preceptores, residentes e acadêmicos neste processo de construção do conhecimento médico. De um lado, a academia ensina aos alunos os aspectos teóricos e práticos que envolvem a Medicina e os acadêmicos, com sua bagagem social, econômica e cultural, apreendem este conhecimento e atendem a pacientes, sempre orientados pelo preceptor.

Conforme apresentado pela Professora Dra. Rita Francis Gonzales de Rodrigues Branco, que é médica cardiopediatra e psicanalista, é importante que os preceptores contribuam para o aprendizado humanístico dos acadêmicos, que precisam entender, antes mesmo do fim da graduação, que as características biopsicossociais de cada indivíduo intereferem na sua maneira de lidar com as mais diversas condições de saúde.

Ela pontuou que não basta apenas conhecer as doenças e os tratamentos. Acima de tudo, é necessário entender que cada paciente demanda um tipo de atendimento e abordagem diferente. Participantes do wowkshop apresentaram uma peça de teatro em que uma mãe, juntamente com seu filho usuário de drogas, procura um médico para o tratamento de hipertensão.

"O preceptor é de fundamental importância, porque ele é quem vai servir como identificação para aquele residente, para aquele estudante do 6º ano se tornar médico. Então, se o preceptor for uma boa imagem, para ensinar conhecimentos, habilidades adequadas, aquele residente vai se tornar um ótimo médico e a população vai ganhar", destacou a Professora Dra. Rita Francis Gonzales.

Presente na abertura do workshop, o reitor do Centro Universitário de Anápolis, Professor Carlos Hassel Mendes, evidenciou que o trabalho de preceptoria da UniEVANGÉLICA coloca a instituição na vanguarda em Residência Médica. "Todo o corpo docente do curso de Medicina atua para estreitar os vínculos entre preceptores e alunos, contribuindo para que um ensino de excelência seja oferecido aos residentes", destacou.

Para o Vice-coordenador da Comissão de Residência Médica da UniEVANGÉLICA e presidente da Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás – CEREM – GO, Prof. Dr. Sérgio Mota da Silva Júnior, "a motivação no trabalho junto aos residentes é primeiramente buscar a excelência na educação e na formação médica do nosso aluno de Medicina. Temos percebido a importância do papel desse preceptor, que faz a ponte entre os primeiros anos em que o aluno está imerso na universidade".

De acordo com o Coordenador da Comissão de Residência Médica do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA e vice-presidente do CEREM GO, Dr. Tarik Kassem Saidah, "o processo de ensino-aprendizagem tem mudado ao longo do tempo, principalmente nas últimas duas décadas. O workshop com a professora Rita foi importante para mostrar, principalmente aos preceptores, esse novo aspecto. Grande parte dos preceptores está aberta a entender este novo cenário e quebrar os paradigmas".

O diretor do Curso de Medicina, Professor Dr. João, destacou que a relação preceptor-aluno bem estabelecida leva a um entendimento sobre como aborda os pacientes, independentemente do perfil de quem é atendido. Para ele, este tipo de iniciativa como o Workshop é importante por aprimorar os mecanismos de ensino dentro e fora de aula.