21/09/2017

Evento discute meio ambiente e acessibilidade

21.09.2017

O evento realizado na última quarta-feira, dia 20, na área de convivência da UniEVANGÉLICA falou sobre temas importantes: meio ambiente e acessibilidade. O Projeto Além do Verde: Dia da Árvore e Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes teve o objetivo de evidenciar a importância das árvores para o meio ambiente, sensibilizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.

O Coral da APAE Encanto participou do evento encantando o público com a apresentação de duas músicas. Emocionado, o pró-reitor acadêmico, professor Marcelo Mello, falou sobre a importância da inclusão. “Minha tese de mestrado foi sobre acessibilidade e hoje eu estou vendo nosso sonho ser realizado”, falou.

O pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e ação comunitária, professor Dr. Sandro Dutra, lembrou sobre a nota 4 recebida pelo mestrado. Depois dos pronunciamentos, houve a assinatura simbólica do termo de compromisso de inclusão e acessibilidade do Centro Universitário.

Os presentes também participaram do plantio de uma muda de aroeira e de mudas de Ipê. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão foi inaugurado e recebeu a visita de colaboradores e alunos do Integral Bilíngue do Colégio Couto Magalhães.

História - O dia 21 de setembro, além de ser o Dia da Árvore, marca também a chegada da primavera. Por esta razão, o Dia da Árvore foi escolhido nesta data.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore em uma representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Essa data serve de momento para refletir, buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.