04/05/2017

Embaixador do Japão visita a UniEVANGÉLICA

04.05.2017

O embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, visitou nesta quinta-feira, 04, a UniEVANGÉLICA. Logo pela manhã, esteve presente na inauguração do consultório odontológico na sede da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Anápolis.

O evento também contou com a presença do Presidente da Associação, Jorge Matsubara, do Pró-Reitor Acadêmico da UniEVANGÉLICA, prof. Marcelo Mello e do Prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

A Clínica Odontológica irá atender a comunidade carente da região e vai funcionar em parceria com a Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde. “Essas parcerias são fundamentais para a realização de projetos sociais e divulgação da cultura japonesa. Temos uma parceria há mais de dez anos com a UniEVANGÉLICA”, disse Jorge Matsubara.

O prof. Marcelo Mello ressaltou a importância dessa parceria. “É uma satisfação ser parceiro da Associação Cultural Nipo-Brasileira. Temos mostrado aos nossos alunos a cultura japonesa através de mostras de filmes japoneses”, disse.

Roberto Naves agradeceu a doação do governo japonês que possibilitou a construção do laboratório de análises clínicas do hospital municipal. “Só no ano passado, quarenta mil pessoas foram atendidas no laboratório e cento e trinta mil exames foram realizados. Precisamos aprender mais com o governo japonês. No Japão, eles transformam lixo em energia elétrica. Estamos estudando uma possibilidade de troca de conhecimento com o embaixador”, concluiu o prefeito.

No período da tarde, o embaixador Satoru Satoh se reuniu na reitoria com os pró-reitores da instituição, os membros do Núcleo de Assuntos Internacionais e representantes da embaixada. "Visitando a UniEVANGÉLICA, tenho a impressão de que podemos aproveitar mais nossa colaboração entre a embaixada e a UniEVANGÉLICA, para promover intercâmbios acadêmicos, difusão da cultura japonesa e ensino do idioma japonês", destacou Satoh. Ele também esteve no Núcleo de Assuntos Internacionais e no Projeto Criar e Tocar.

O aluno Vitor Augusto Silva faz o 7º período do curso Engenharia de Computação. Ele pasou um ano no Japão, de 2015 a 2016, por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras. "Foi uma experiência importante tanto do ponto de vista cultural, pois a cultura japonesa é algo que eu sempre apreciei e é muito engrandecedora para mim, quanto acadêmica, pois foi uma experiência muito forte para mim". Ele estudou na Universidade de Shibaura.

Para o pró-reitor acadêmico, Professor Marcelo Mello, "a relevância para a UniEVANGÉLICA desta visita é a possibilidade de consolidarmos as nossas ações de ensino pesquisa e extensão, junto com outro país. É um projeto que vem sendo consolidado, por meio de uma parceria com a comunidade nipo-brasileira de Anápolis. Temos importantes projetos, como a Mostra de Cinema Japonês. É de extrema importância a proximidade com a Embaixada Japonesa e a possibilidade de ampliação das parcerias".

A Coordenadora Acadêmica Internacional, Professora Marisa Espíndola, exaltou a possibilidade de "estreitar os laços com o Japão". Ela destacou a mostra japonesa que é realizada na instituição todos os anos. "Estamos ampliando esta parceria e partindo para desenvolver as mobilidades acadêmicas entre a UniEVANGÉLICA e instituições de ensino superior do Japão", evidenciou. A Embaixada Japonesa irá disponibilizar conteúdo didático para o ensino do Japonês na UniEVANGÉLICA.