06/03/2017

Alunos de Engenharia da Computação participam de projeto internacional

06.03.2017

O curso de Engenharia da Computação, através da Fábrica de Tecnologia de Turing (FTT), está desenvolvendo um software de gestão acadêmica e financeira para um instituto de educação na Angola. O projeto é denominado VIRTOO faz parte da parceria entre o Núcleo de Assuntos Internacionais da UniEVANGÉLICA - NAI e o Instituto Politécnico Superior Vida (ISPVIDA) na cidade Lubango, na Angola.

A diretora do curso de Engenharia da Computação, profa. Viviane Carla, destaca a importância e grandeza do trabalho: “O projeto é um instrumento capaz de efetivar o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Além de promover a melhoria da formação profissional dos acadêmicos, devido ao porte e complexidade do projeto, é também uma forma de efetivar e oportunizar o processo e a experiência de internacionalização no curso”, diz.

Atualmente, o projeto conta com a maior participação de membros, com 17 pessoas na equipe. O VIRTOO trabalha com as mais novas tecnologias e framework, além de ser uma plataforma com idiomas em Inglês, Francês e Português. O desenvolvimento do software também já está gerando o interesse de empresas nos membros da equipe.

A equipe passou de 1540 horas de trabalho em 2016 para 2240 horas por mês em 2017, mostrando o impacto do projeto no curso. Além disso, houve um aumento de 30% no interesse em pesquisas para TCC sobre o VIRTOO. Janaína Lima Guimarães, do 9º período, é a aluna responsável pelo projeto e conta da sua experiência: “Por ser um projeto internacional e de grande porte, nós estamos em contato com tecnologias internacionais e de ponta, isso tem muito peso no currículo. Aprendemos muito sobre gestão de projeto também”, ressalta a aluna.

Internacionalização

O Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), através de sua Coordenação Acadêmica, busca parcerias para desenvolver ações de educação internacional dentro da UniEVANGÉLICA. A coordenadora acadêmica do NAI, profa. Marisa Espíndola, ressalta a importância dessa parceria: “Nós estivemos lá pessoalmente e conhecemos o local. Eles têm uma necessidade muito grande de novas tecnologias e a falta desse acesso os impede de ter um sistema organizacional melhor. A UniEVANGÉLICA vai contribuir de uma forma significativa, facilitando a vida administrativa e financeira do ISPVIDA”, diz.