23/12/2016

Curso de Administração forma aluno indígena

23.12.2016

No dia 21 de dezembro, foi realizada a Colação de Grau do aluno indígena da etnia Matis, Bushe Matis, no Curso de Administração do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, ele é o primeiro de sua etnia a concluir o Ensino Superior. A cerimônia foi presidida pelo Pró-Reitor Acadêmico, Prof.  M.e  Marcelo Mello Barbosa e colaram grau também alunos dos cursos de Administração, Design Gráfico, Direito Anápolis e Ceres, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Farmácia, Letras, Manutenção de Aeronaves, Odontologia e Pedagogia.

Bushe recebeu o apoio do projeto UniMISSÕES,  para vir à Anápolis e participar do vestibular da UniEVANGÉLICA. “Eu sou um indígena da floresta que veio em busca de conhecimento científico”, diz Bushe.

“Eu sou administrador, aprendi todas as lições que os professores me passaram e vou levar esse conhecimento para o meu povo”, ressalta ele, expondo também toda a felicidade de poder utilizar o conhecimento adquirido em sua tribo e no município de Atalaia do Norte – AM, onde iniciou a sua vida estudantil.

A formação de um acadêmico indígena reforça a multiculturalidade presente na Instituição, fator que permite que os alunos possam ter o contato com novas culturas durante a sua graduação, ampliando os conhecimentos humanísticos de cada área.

Os Matis

A etnia está localizada na parte sudoeste do Amazonas, na terra indígena Vale do Javari, próxima à fronteira do Brasil com o Peru. A população nativa é de 457 pessoas de acordo com dados de 2014 do Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena – SIASI e da Secretaria Especial da Saúde Indígena - SESAI.

UniMISSÕES

É um programa que tem como objetivo promover a parceria com organizações que possuem larga experiência no atendimento a comunidades em contextos remotos ou entre povos e culturas tradicionais, possibilitando a realização de ações de extensão e pesquisa de forma integrada e contextualizada com as realidades locais, e contribuindo para a formação de profissionais responsáveis, que possam atuar como agentes de transformação social.