24.11.2016
O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA conta agora com uma Estação Meteorológica. A unidade foi inaugurada na manhã de hoje e contou com a presença do Reitor Carlos Hassel Mendes, do Diretor dos Colégios Integrados, Prof. Marcos Argolo, da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – PPSTMA, Prof. Dra. Giovana Tavares, do idealizador e mediador da instalação da estação meteorológica, Prof. M.e Eduardo Argolo e da assistente de gestão da superintendência de políticas, programas, pesquisa e desenvolvimento do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás – SIMEHGO, Sônia Rocha Lessa.
A Estação Meteorológica pode ser usada na agricultura, para previsão do tempo, previsão de desastres naturais, monitoramento do clima local e regional, monitoramento ambiental e monitoramento da poluição da atmosfera.
“A estação é mais que uma estação meteorológica – é um mini-radar meteorológico. Quando a gente percebe que pode monitorar o tempo, o ar, a gente percebe que pode monitorar a vida”, diz o Prof. M.e Eduardo Argolo.
A Prof. Dra. Giovana Tavares ressaltou também a importância de passar conhecimento para crianças do ensino fundamental. “O Programa de Mestrado está à disposição para parcerias com o SIMEHGO ou com outras instituições que queiram parcerias para o desenvolvimento de pesquisas”, diz.
Estação Meteorológica Automática - A Estação Meteorológica Automática - EMA é uma estação meteorológica que coleta informações da atmosfera de forma automática. Nela existem sensores que emitem sinais elétricos que são captados por um sistema chamado “datalogger”. Esse sistema guarda as informações em arquivos de computador.
A estação é equipada também com uma sonda que mede a quantidade de Dióxido de Carbono presente no ar, e ainda pode ter mais instrumentos usados para medir outros gases também importantes.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024