22/11/2016

Professores do Mestrado apresentam trabalhos na Europa e África

22.11.2016

Os professores Sandro Dutra e Vivian Braz, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, apresentaram trabalhos em eventos internacionais na Europa e na Africa entre os dias 14 a 19 de novembro.

De 14 a 17 de novembro, a professora Vivian Braz participou do XVIII Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa, que ocorreu em Maputo, Moçambique. Durante o evento, apresentou o trabalho ‘História ambiental da expansão agrícola no Mato Grosso de Goiás: Efeitos das alterações da paisagem na conservação da fauna e flora nativa’.

Este projeto teve a coautoria do Prof. Dr. Sandro Dutra, que também é Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA. O trabalho apresentado foi desenvolvido dentro das principais linhas de pesquisa do PPSTMA.

A pesquisa trata da região conhecida como Mato Grosso de Goiás, que compreendia uma grande área florestal no centro-sul do estado de Goiás. Este ecossistema foi intensamente ocupado por atividades agropecuárias em meados século XX no contexto das políticas de interiorização do Brasil. Restam apenas poucos fragmentos dessa paisagem atualmente.

As observações e resultados das expedições que passaram por aquela localidade revelam uma região peculiar e particularmente rica, com uma grande diversidade de flora e fauna. A documentação da diversidade existente na área estudada é, de acordo com os autores, uma forma de compreender os processos de desmatamento e de transformação ambiental do chamado Mato Grosso de Goiás.

O trabalho foi apresentado no painel Agricultura e Sustentabilidade, dentro da temática central do encontro: ‘Transformando o nosso mundo: A REALP no caminho para 2030’. Este tema central do evento foi escolhido com o objetivo de contribuir na promoção de intercâmbios científicos e institucionais e com a divulgação dos resultados de pesquisa ambientais entre os países membros por meio da publicação de artigos ou livros que abordam as questões socioambientais contemporâneas.

Dentro desta perspectiva, a participação do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente da UniEVANGÉLICA contribuirá para a divulgação das pesquisas realizadas na instituição, além de promover intercâmbios e fortalecer parcerias institucionais.

No mesmo período de realização do XVIII Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa, o Prof. Dr. Sandro Dutra esteve em Portugal, onde apresentou o trabalho “To the Beating of the "Batuque" drums: morning celebrations of the festivities of the Divine Holy Spirit in Santa Cruz de Goiás – Brazil”.

O trabalho foi desenvolvido por ele e pela egressa do PPSTMA e professora da Universidade Estadual de Goiás Liberalina Teodoro de Rezende. O projeto foi apresentado no Tourism & Management Studies International Conference, que aconteceu na cidade de Olhão, região de Algarve, em Portugal.

O objetivo do trabalho foi apresentar os traços da origem folclórica do Batuque (uma alvorada matinal) nos festejos do Divino Espírito Santo em Santa Cruz de Goiás. O Batuque aparece como um dos elementos folclóricos que compõe os festejos religiosos dessa comunidade e que se mantem como tradição e cultura imaterial em Santa Cruz de Goiás.

Os festejos que acontecem desde o século XIX aliam tradição católica ibérica e tradições africanas que foram incorporadas nos antigos vilarejos de atividade aurífera no interior do Brasil. Esses festejos, atualmente, fazem parte da tradição cultural e do turismo dessa localidade.

Esse trabalho se fundamentou na análise documental e bibliográfica, bem como na coleta de dados por meio dos procedimentos metodológicos da Observação Participante, Grupos Focais: formais e itinerantes. Foram realizadas interpretações que permitiram lidar com a dimensão subjetiva do vivido, fornecendo subsídio para as análises propostas.

O resultado da pesquisa revelou que, embora o Batuque de Santa Cruz de Goiás tenha sua origem no período colonial brasileiro, ele acontece de modo diferenciado dos demais Batuques do Brasil, o que lhe caracteriza um teor de originalidade. Também apresenta informações sobre os processos de assimilações, ou seja, modificações que garantiram a sustentabilidade cultural dessa atividade no interior das celebrações religiosas, culturais e turísticas em Santa Cruz de Goiás, Brasil.