25/08/2016
Campus Anápolis

Trabalho de professora da Fisioterapia é publicado em revista internacional

25.08.2016

O trabalho ‘An adaptation for exhaled breath condensate collection in rabbits’, de autoria da Professora do Curso de Fisioterapia Dra. Daniela Vento foi publicado na Revista Exeprimental Lung Research, em sua edição de junho.

O trabalho é fruto de uma parte da sua tese de doutorado em Ciências da Saúde, vinculada ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Cirurgia e Anatomia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), sob orientação do Prof. Dr. Alfredo Jose Rodrigues concluída em Dez de 2016.

O trabalho está vinculado a uma linha de pesquisa sobre Óxido Nítrico Endógeno e Exalado Pulmonar do Prof. Dr. Alfredo José Rodrigues, membro do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP/USP.

“Desde 2009 realizamos estudos, tanto em seres humanos quanto em animais, com o intuito de monitorar o óxido nítrico endógeno no ar exalado pelos pulmões. Essa molécula trata-se de um mediador que é liberado continuamente no organismo, porém ele tem um papel dúbio”, explica a autora da pesquisa.

“(O produto) pode ser benéfico quando liberado em pequenas quantidades, atuando como vasodilatador, e pode ser tóxico quando liberado pelo organismo continuamente em grandes quantidades, principalmente em condições de doença inflamatória”, continua a Profa. Dra. Daniela Vento.

Conforme a pesquisadora e professora elucida, “pensando no ponto de vista de reabilitação cardiorrespiratória, ainda estamos “engatinhando”, há pouquíssimos estudos que demonstram a relação deste mediador, que pode estar muito ativo em certas doenças pulmonares e cardíacas”.

“Com os resultados da reabilitação, pretendemos dar continuidade na linha de pesquisa para avaliarmos os efeitos desencadeados pelos processos reabilitativos”, visualiza ainda.

Pesquisa

Foram realizados estudos prévios à pesquisa, que fez parte da dissertação de mestrado da Professora Daniela Vento, conforme explica: “Adaptamos e produzimos um aparelho que permitia a captação e condensação do ar exalado e então avaliamos o comportamento desse mediador em indivíduos saudáveis”.

“Logo, com o sucesso do aparelho artesanal e de baixo custo ampliamos as pesquisas, algumas delas em andamento, para estudar o mediador em indivíduos cardiopatas (com problemas cardíacos) submetidos a cirurgia cardíaca, pacientes submetidos a treinamento muscular respiratório, pacientes com hipertensão pulmonar, pacientes pré e pós transplante de fígado”, referenda.

Resultados

De acordo com a Profa. Dra. Daniela Vento, autora da pesquisa ‘An adaptation for exhaled breath condensate collection in rabbits’, “a partir dos resultados  obtidos viu-se a necessidade de adaptar o aparelho para experimentação animal e possibilitar a ampliação dos estudos  do mediador de forma mais detalhada”.

Parte dos dados do estudo originou o artigo publicado recentemente na Revista Internacional Experimental Lung Research intitulado "An adaptation of exhaled breath condensate collection in rabbits".

Por fim, a autora destaca a importância desta pesquisa e das perspectivas geradas a partir dela: “isto me possibilita, como pesquisadora ter a oportunidade de aprender e transmitir a outros pesquisadores o que eu aprendo”.