14/04/2016
Campus Anápolis

15 de abril: Dia Nacional de Conservação do Solo

14.04.2016

O 15 de abril como Dia Nacional de Conservação do Solo foi instituído no Brasil pela Lei 7.876, em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Mas além do 15 de abril, existem outras duas datas para comemorar o dia do solo: 22 de abril (Dia Internacional da Mãe Terra) e 5 de dezembro (Dia Mundial do Solo). Embora com foco diferenciado, todas elas permitem uma reflexão sobre como estamos tratando o solo.

A degradação do solo causa inúmeras consequências negativas para o meio ambiente, como a diminuição da matriz de produção, a redução da qualidade e da quantidade hídrica nos reservatórios e cursos d’água, o aumento da variabilidade climática nas áreas de cultivo, a destruição de nichos ecológicos terrestres e aquáticos e da biodiversidade. Para conservar o solo e prevenir o processo erosivo, é necessária a adoção de um planejamento de uso e manejo sustentáveis desse recurso natural.

A Profª Dra. Cláudia Fabiana Alves Rezende, docente do curso de Agronomia e coordenadora de pesquisa e responsável pelo Núcleo de Pesquisas em Agronomia e Ciências Biológicas (NPAB), lembra que é importante ter consciência em relação ao solo. “Lembrando de uma ‘estória’ que pode transformar em uma história, contada pelo Dr. Ademir Calegari, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).  A estória sobre quatro pessoas chamadas: Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém”, conta.

"O sucesso do manejo e conservação do solo e da água é uma tarefa importante a ser feita. Tudo Mundo está certo de que Alguém fará ou que Qualquer Um poderá até fazer, mas Ninguém não se importa com isso porque essa é uma tarefa de Todo Mundo. Aí Todo Mundo pensa que Qualquer Um pode fazê-lo, mas Ninguém percebe que Todo Mundo não o está fazendo. No fim, se vier o fracasso, Todo Mundo culpará, Todo Mundo Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito", diz.

É importante pensar sobre isso.