20/01/2016

Internacionalização já é realidade na UniEVANGÉLICA

20.01.2016

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA tem ampliado o número de convênios e parcerias com universidades e organizações de diversos países. Este é o resultado do processo de internacionalização pelo qual passa a instituição, alargando suas fronteiras e aumentando as possibilidades de enviar e receber alunos e para que professores e pesquisadores possam realizar seus estudos e pesquisas.

Para o Reitor da UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes, esta etapa da história da instituição merece destaque: “Começamos com as nossas visitas internacionais, que tinham ainda um fundo missionário e eram muito ligadas à questão da confessionalidade. Nós fomos à Índia, à China, aos EUA, visitando universidades cristãs com o objetivo de trazer experiências internacionais”, diz.

Fortalecendo o processo de internacionalização, em 2013, foi criado o Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI. Para o reitor, “um marco na história do Centro Universitário de Anápolis”. O NAI é composto pela Coordenação Acadêmica Internacional, coordenada pela Profª. Marisa Mota da Silva Espíndola e pela Coordenação de Projetos Humanitários Internacionais, coordenada por Rocindes José Corrêa. Hoje já são vários acordos internacionais firmados entre a UniEVANGÉLICA e Instituições de Ensino Internacionais.

Atualmente, a UniEVANGÉLICA recebe representantes de diversas organizações e universidades do exterior que vem para realizar parte de seus estudos ou pesquisas no Brasil. Alunos, pesquisadores e professores de instituições internacionais participam de programas de mobilidade acadêmica, intercâmbios educacionais, mestrado e projetos de pesquisa no Centro Universitário de Anápolis.

Da mesma maneira, é crescente o número de docentes, discentes e pesquisadores da UniEVANGÉLICA que participam de atividades em vários países do mundo, como os intercâmbios, apresentação de trabalho em congressos, cursos de pós-graduação, atividades de pesquisa e publicação de artigos em periódicos internacionais.

“Essa troca de experiências é fundamental para o processo de internacionalização. Dentro desse contexto, os nossos acadêmicos são privilegiados com essa porta que se abriu. E se o aluno quiser, ele tem essa experiência internacional, que enriquece muito seu currículo. Dentro do contexto da globalização isso é fundamental. É um diferencial para qualquer currículo essa experiência internacional”, destaca do Reitor da UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes.

Dr. Carlos Hassel Mendes ainda detalha que a UniEVANGÉLICA está, cada vez mais, preparada para receber estudantes estrangeiros, qualificando seus profissionais e ampliando a estrutura acadêmica da instituição: “A presença do aluno internacional dentro da universidade implica em mudanças para receber esses alunos de uma forma diferenciada e é um estímulo para o corpo docente abrir a perspectiva para entendimento neste processo e se capacitar”, diz.

O Centro de Línguas oferece a oportunidade de qualificação na segunda língua, o que contribui para melhor comunicação entre colaboradores e alunos.

“Apesar de estarmos há pouco tempo neste processo, já caminhamos muito, temos um histórico já considerável. E vamos continuar crescendo nestes próximos anos”, conclui.