12/11/2015

Acadêmicas de Enfermagem participam de projeto na Região dos Pireneus

12.11.2015

As acadêmicas de Enfermagem Isabella Pina e Silva e Michelle Cristina Gomes de Oliveira foram aprovadas no processo seletivo para ‘Entrevistadores do inquérito de saúde (C4) na Região dos Pirineus, Ride – DF’. O processo constou de três etapas eliminatórias para concorrer a 16 Vagas para o campus Pirenópolis da Universidade Estadual de Goiás e Polos UAB/UnB Anápolis e Alexânia.

O inquérito faz parte do projeto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde  da Universidade de Brasília (UnB) intitulado ‘Ambiente e saúde na Região dos Pirineus, Entorno do Distrito Federal – Uma abordagem multidisciplinar das condições de vida e de saúde em pequenos territórios’. E é financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), por meio de diversos convênios e apoiado pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, pela Universidade Estadual de Goiás - Campus Pirenópolis, e pelos Polos UAB/UnB Anápolis e Alexânia, além de outras parcerias, com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (NESC/UFG), Ministério da Saúde e Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (MS/ICICT/FIOCRUZ).

Esta iniciativa consiste na descrição e estudo das associações entre as características físicas e sociais do ambiente e as condições de saúde da população na Região dos Pirineus do Entorno do Distrito Federal (RIDE-DF), compreendendo os municípios de Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho, Corumbá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo e Pirenópolis. Além de caracterizar os ambientes físico e social, o projeto inclui, como um de seus componentes, a execução de um inquérito de saúde domiciliar de base populacional que busca avaliar e monitorar as condições de saúde e o desempenho do sistema de saúde desses municípios.

Estão previstas aproximadamente 900 entrevistas na Região dos Pirineus, a serem executadas por quatro equipes, constituídas cada uma por um coordenador geral, um coordenador de campo, quatro Supervisores de Campo e 16 entrevistadores bolsistas.  A coleta de dados nos municípios da Região dos Pirineus foi iniciada em outubro passado, com duração prevista de seis a oito meses.

O valor da bolsa ATP/B concedida aos participantes é de R$ 400,00/mês. Além disso, os entrevistadores receberão uma ajuda de custo para transporte e alimentação durante o trabalho de campo. A Profa. Dra. Sandra Valéria Martins Pereira, Diretora do Curso de Enfermagem, afirma que “a vaga conquistada pelas acadêmicas constitui uma grande conquista”.

Ela Ressalta o “ganho imensurável em experiência, produção de conhecimento, oportunidade de relacionar ensino e pesquisa, particularmente nas áreas de saúde coletiva e epidemiologia, além de muitas outras, como antropologia, sociologia, comunicação e lógica”.

“Nós do curso de Enfermagem estamos honrados pelo espaço conquistado por Isabella e Michelle, vitória que constitui um retorno positivo para prosseguirmos investindo e nos empenhando na formação integral de nossos egressos e contribuição social para o país”, conclui.