30/10/2015

Asaph Borba: “Deus nos dá forças para ir além”

30.10.2015

Asaph Borba abordou, em sua palestra no Ginásio Poliesportivo da UniEVANGÉLICA, a crise humana em países do Oriente Médio e a situação desumana em que se encontram milhões de famílias de refugiados em todo o mundo. Muitos tentam a vida em países da Europa e se aglomeram em embarcações clandestinas ou meios de transportes que não oferecem segurança alguma. Ele apresentou que milhares de mortes de refugiados ocorrem todos os dias. “Crianças estão tendo suas vidas ceifadas”, relata.

A inflação, estagnação econômica, insegurança social, criminalidade, decréscimo da produção industrial e criminalidade foram citadas por ele como problemas que assolam as populações de países do Oriente Médio em crise. “Não tem mantimento, não tem água”, lamenta. Ele denuncia uma “guerra que gerou milhares, milhões de refugiados”, fazendo referência a conflitos na região.

Conforme relatou, milhares de refugiados que emigram para países europeus são encontrados mortos em praias ou morrem antes mesmo de chegarem ao país de destino. “Isto é conflito”, denuncia. Ele abordou o papel da Anajure – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, instituição cristã atuante na promoção de ações em defesa dos refugiados. Também detalhou a existência de frentes governamentais que atuam para defender a causa de estrangeiros que saem do Oriente Médio para o Brasil e para diferentes partes do mundo.

Para Asaph Borba, a conscientização sobre a situação dos refugiados no mundo é necessária. “Eu creio que uma universidade também tem esse papel”, destacou sobre o trabalho desempenhado pela UniEVANGÉLICA – Centro Universitário de Anápolis, que apoia internacionalmente ações sociais em prol das nações com necessidades de assistência. Natural de Porto Alegre, Asaph Borba contou sua história de vida. Na Juventude, ele foi usuário de drogas e passou por problemas familiares.

Nesta fase, ele relembra que ouviu “falar do amor de Deus”, experiência que o marcou para toda a vida. Com o apoio de sua mãe, começou a descobrir o que é a fé. “Cada pessoa sentada aqui tem fé. Cada pessoa sentada aqui tem uma semente de fé brotada no seu coração”, disse aos presentes no Ginásio Poliesportivo na noite desta sexta-feira, 30. Ele ainda menciona que, ao se aproximar dos princípios cristãos, teve uma mudança de vida completa, em todos os aspectos.

Asaph Borba presenteou a todos com músicas de seu repertório. Sua participação no 2º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão foi um testemunho de humanidade e preocupação com questões contemporâneas sobre os refugiados de todo o mundo. “Esperança é aquilo que brota no nosso coração e nos faz retornar, nos faz recomeçar”, disse em tom esperançoso. “O quadro é difícil, mas vai melhorar”, visualizou. “Na vida de cada um de nós nunca falte fé. Deus nos dá forças para ir além”. Ao final de sua palestra, falou dos três ingredientes principais para a vida: Fé, Esperança e Amor.