23/10/2015

Grupo da UniEVANGÉLICA estuda comunicação alternativa e aumentativa

23.10.2015

O grupo de pesquisa em Tecnologia Assistiva em Comunicação Alternativa e Aumentativa está em plena atividade durante o segundo semestre de 2015. Este projeto foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa de Apoio à Pós-Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Tecnologia Assistiva no Brasil (PGPTA) n° 59/2014 – e aprovado em primeiro lugar no Brasil.

A iniciativa foi possível a partir de uma união entre o Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Faculdade de Medicina do ABC, por meio de seus programas de pós-graduação strictu sensu para a formação de Mestres e Doutores na área de Tecnologia Assistiva. Na UniEvangelica, o projeto é realizado pelo Programa de Pos-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente - PPSTMA (MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS).

Coordenadores, Mestrandos e Doutorandos do projeto ‘Consolidação de equipe multi e interdisciplinar para utilização de tecnologias de comunicação alternativa e aumentativa no Estado de Goiás’ se reuniram durante o VII Congresso Goiano de Neurologia, realizado em agosto de 2015, no Centro de Convenções de Goiânia, com o objetivo de determinar as diretrizes a serem seguidas durante o segundo corrente ano.

Durante a reunião de agosto, o Dr. Acary Souza Bulle de Oliveira – responsável pelo Setor de Investigação e Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo e coordenador geral do projeto – parabenizou a todos os integrantes da equipe pelo empenho e dedicação. E destacou o papel de cada membro como “sementes multiplicadoras do conhecimento”.

Segundo ele, a escolha da região Centro Oeste, e em especial a cidade de Anápolis, não foi uma mera coincidência para fechar a parceria entre essas Universidades. A localização centralizada do estado de Goiás e o perfil de interdisciplinaridade dos coordenadores do projeto na região foram fatores determinantes para a escolha.

No mês de setembro foi realizado o primeiro intercâmbio entre as Universidades participantes do projeto, com a participação dos alunos Micaele Ribeiro (Unievangélica) e Frederico Morais (Universidade Federal de Goiás), que tiveram a oportunidade de acompanhar os serviços da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABRELA) e do Setor de Investigação e Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo. A participação dos demais alunos no intercâmbio com a UNIFESP está programada para os meses de novembro e dezembro de 2015.

O próximo encontro entre todos os integrantes do grupo de pesquisa ocorrerá durante o 2º Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão (CIPEEX) promovido pela UniEVANGÉLICA, que ocorrerá nos dias 27 a 30 de outubro de 2015, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, quando os pesquisadores apresentarão seus projetos. Além disso, o Dr. Acary Souza Bulle de Oliveira irá proferir palestra à comunidade acadêmica sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).