25/09/2015

Aluno da UniEVANGÉLICA apresenta pesquisa em congresso brasileiro de engenharia

25.09.2015

O aluno Pablo Anderson Tavares, do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA – Centro Universitário de Anápolis apresentou, durante o XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), realizado de 8 a 11 de Setembro, a pesquisa acadêmica intitulada ‘A presença de linearidade em estudos de engenharia mecânica’.

O artigo apresentado teve a autoria de docentes e discentes do curso de Engenharia Mecânica. Participaram em seu desenvolvimento os graduandos André L. Pinto e Pablo A. Tavares, o diretor do curso, Professor M.e Hélio de Souza Queiroz; e o professor M.e  Ricardo Wobeto. O evento ocorreu na Universidade Federal do ABC, Campus São Bernardo do Campo (SP). O Congresso teve como temática a ‘Aprendizagem ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo’.

O aluno Pablo Anderson relata que “foi uma experiência riquíssima, possibilitando amadurecimento e percepção da realidade de diversas instituições de ensino e do mercado de trabalho, além da oportunidade de participar de eventos com palestrantes internacionais”. A direção do curso de Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA – Centro Universitário de Anápolis pontua que “a direção, NDE (Núcleo Docente Estruturante) e Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica vêm desenvolvendo ações no âmbito do curso que incentivam e promovam desenvolvimento de trabalhos acadêmicos de pesquisa e extensão, complementando o tripé da educação”.

Pesquisa

O artigo ‘A presença de linearidade em estudos de engenharia mecânica’ teve o objetivo de discutir junto aos alunos de Engenharia Mecânica “teorias e aplicações de fenômenos que apresentam comportamento linear em determinadas condições”. No texto de apresentação da pesquisa é explicado que, “para maior envolvimento e melhor compreensão dos alunos foram considerados fenômenos simplificados tratando de propriedades mecânicas e elétricas dos materiais, envolvendo deformação dos sólidos, dureza, limite de resistência e circuito elétrico com resistência ôhmica”.

No artigo, ainda é ressaltado que “a realização de projetos de engenharia envolvem cálculos diferenciais e integrais modelando problemas com comportamentos complexos, onde muitas vezes é necessário analisar se há ou não presença de linearidade entre os parâmetros considerados”.

Para promover a integração e contextualização entre os alunos, um questionário foi aplicado com o objetivo de abordar o conhecimento dos discentes e a aplicação prática dos tópicos estudados. Conforme ficou indicado, “os resultados experimentais atenderam às expectativas de linearidade, todas com fator R2 superior a 98% e a pesquisa realizada com os grupos focais possibilitou integração entre os discentes e serviu de feedback para retroalimentar as práticas pedagógicas adotadas nas disciplinas do curso”.