31/08/2015

Arquiteto de renome ministra Aula Magna na UniEVANGÉLICA

31.08.2015

O arquiteto José Luiz Lemos, sócio-diretor da 'Aflalo/Gasperini Arquitetos', ministrou nesta sexta-feira, Aula Magna no Salão Nobre Richard Edward Senn. O evento, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU - GO), tem a UniEVANGÉLICA como uma das instituições parceiras. O Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniEVANGÉLICA, professor Dr. Alexandre Ribeiro Gonçalves, a conselheira do CAU - GO, Regina Faria, e a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás, Ludmila Rodrigues de Morais, prestigiam a iniciativa.

Houve participação expressiva de acadêmicos, principalmente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniEVANGÉLICA. O arquiteto José Luiz Lemos apresentou em sua palestra cases do escritório Aflalo/Gasperini, mostrando aos presentes projetos arquitetônicos desenvolvidos em todo o país. A Aflalo participa no Brasil de concursos para a construção de obras públicas e privadas. Como exemplo, o palestrante citou a concorrência para empreendimentos que visam atender à demanda por prédios comerciais e hotéis das Olimpíadas 2016, que ocorrerão no Rio de Janeiro.

Em Macaé (RJ), o escritório assumiu o desafio de construir um condomínio residencial e um hotel na orla. A obra está sendo desenvolvido na mesma área em que a Petrobrás desenvolve ações para a exploração de Petróleo. José Luiz Lemos explicou que, em todos os projetos desenvolvidos pela Aflalo, existe a preocupação em ampliar a eficiência energética das construções, com baixo consumo de energia.

O aproveitamento do espaço das construções também é focado. Ele explica que é possível, por meio de técnicas arquitetônicas modernas, aproveitar ao máximo a área em que determinada obra será desenvolvida, principalmente em locais com exigências por parte do Poder Público – necessidade de recuos, limite de altura dos prédios. Ao final da sua apresentação, alunos e demais participantes puderam fazer perguntas ao palestrante. Um dos acadêmicos perguntou como funciona o processo criativo dentro do escritório de Arquitetura.

José Luiz Lemos explicou que as funções dentro do escritório são bem definidas, desde a concepção inicial até o fim da obra em andamento. “Tem gente que nasceu para compor e tem gente que nasceu para canta”, brincou. O custo da construção e o tempo para empreender são levados em consideração a cada novo projeto. “Depende muito da assertividade e da clareza do cliente”, explica. Ele esboça a necessidade de o arquiteto “ser preciso nas respostas” e conhecer sobre sua área de atuação ao construir um projeto eficiente para seu cliente em potencial.

O Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniEVANGÉLICA, professor Dr. Alexandre Ribeiro Gonçalves, questionou sobre a possibilidade de os alunos acessarem os cases da Aflalo Gasperini, para que eles possam ampliar seu conhecimento, por meio de estudos de caso. José Luiz Lemos colocou o escritório à disposição para consultas a determinados arquivos da empresa.

Regina Faria, conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU GO, destacou a consolidação do Conselho. “A luta tem mais de 50 anos para que a gente conseguisse o nosso conselho”, detalha. Ela abordou a importância de os estudantes se destacarem profissionalmente, “fazendo um mundo melhor e mais belo”.  “O que vai fazer a diferença é o valor e a qualidade de cada arquiteto que vai sair da Faculdade”, declarou.

6º EARQ

O 6º Encontro de Arquitetura e Design foi divulgado aos alunos durante a realização da Aula Magna. O evento ocorrerá em Goiânia em 15, 16 e 17 de Setembro. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.earqoficial.com.br.

Felipe Homsi
Fotos: Nediel Junior