27/08/2015

18º Com VocAÇÃO é encerrado com sucesso de público e participação efetiva dos acadêmicos

27.08.2015

A 18ª edição do Com VocAÇÃO, realizado nesta quarta-feira, 25, pela manhã e à noite, contou com a presença de diretores, acadêmicos, professores, demais colaboradores da UniEVANGÉLICA; e a comunidade de Anápolis. O presidente da ONG Rio de Paz, Dr. Antônio Carlos Costa, falou aos presentes no Ginásio Poliesportivo da instituição sobre o tema ‘A resposta que abraça a rua’. Durante sua abordagem no período noturno e diurno, ele tratou sobre a necessidade urgente de transformações sociais no Brasil.

Em um primeiro momento, Antônio Carlos Costa esboçou parte da história do Brasil e suas raízes escravocratas. Explanou sobre as origens da corrupção e demais mazelas que assolam parte da população, como a extrema pobreza e a falta de acesso a serviços públicos básicos. Durante sua fala, ele pontuou problemas crônicos como os altos índices de homicídios no país. Conforme dados que apresentou, nos últimos dez anos, 500 mil pessoas foram assassinadas.

Para o presidente da ONG Rio de Paz, existem “regiões do país em que moram pessoas matáveis”, ou seja, há grupos, como os negros, pardos e moradores de periferia, vulneráveis socialmente e, portanto, vítimas em potencial de assassinatos. “Enquanto não encararmos a pobreza, a desigualdade deste país, nós vamos continuar vendo estas mortes”, desafiou.

“Metade dos bairros brasileiros não tem esgoto”, continuou, tratando sobre saneamento básico, outro tema que, segundo ele, aflige parcela considerável da população. Ele ainda mencionou as “filas intermináveis nos hospitais”, indicando uma precariedade do atendimento público em saúde.  Antônio Carlos explicita ainda a presença no Brasil de uma “mão de obra escrava velada”.

Ao fazer referência aos “milhões de brasileiros que servem prato de comida, fazem camisa, varrem casas”, ele trouxe o dado de que existe “gente que trabalha 8, 10, 12 horas” e “não tem tempo para o amor, para a poesia, para a literatura”. E continuou seu raciocínio sobre a falta de condições dignas ao trabalhador. Assunto também abordado no 18º Com VocAÇÃO, os gastos públicos com a Copa do Mundo, contrastados com a realidade social do país, revelam uma estrutura que não atinge à demanda da população por melhores condições de vida. De acordo com informações oficiais, mais de R$ 25 bilhões foram gastos com verba pública no Mundial 2014.

Desafio

O presidente da ONG Rio de Paz, Dr. Antônio Carlos Costa, motivou os alunos da UniEVANGÉLICA a se comprometerem com os problemas e questões sociais do país. Apesar de seu discurso enérgico contra todo tipo de injustiça cometida no Brasil, ele explica a importância de “aumentar o nível de conscientização social, sem meter fogo em ônibus”, dando a entender que existem formas de transformar a nação sem o uso da violência. Aos acadêmicos, ele apresentou a proposta de “não apenas pensar em se tornar um excelente e próspero profissional”.

“Quando você chegar à minha idade – e eu já passei dos 60 anos -, a vida vai te fazer algumas cobranças”, detalhou. “Uma delas é se, ao longo da sua história, pessoas passaram a viver melhor por meio da sua vida”, explicou Antônio Carlos Costa. Para ele, é importante atuar servindo ao próximo e exercer, de maneira ética, a “profissão com excelência”. A participação dos acadêmicos em projetos sociais também foi incentivada. “Eu posso, perfeitamente, nesta noite, estar falando para estadistas”, vislumbrou sobre o futuro dos estudantes presentes no 18º Com VocAÇÃO.

Sobre o município de Anápolis, ele apresentou a presença de “bairros pobres se espalhando”; e conclamou a comunidade local a agir para que a cidade não sofra futuramente com os mesmos problemas das grandes metrópoles.

Publicação

No dia 24 de agosto, segunda-feira, Antônio Carlos Costa lançou, no auditório Richard Edward Senn, o livro 'Convulsão Protestante - Quando a Teologia foge do Templo e Abraça as Ruas'. A obra, que alcançou sua 3ª edição com apenas três meses desde o primeiro lançamento, pode ser adquirida na Capelania da UniEVANGÉLICA.

Felipe Homsi