26/08/2015
Campus Anápolis

O desafio de trabalhar interdisciplinarmente

26.08.2015

Aconteceu no último dia 20 de agosto, o primeiro encontro para a integração dos acadêmicos dos cursos de odontologia, educação física e medicina, da UniEVANGÉLICA. Diretores dos cursos também participaram desse desafio.

O projeto visa atender as diretrizes curriculares nacionais, que define que o profissional precisa ter competência e habilidade para atuar interdisciplinarmente na prevenção, promoção, proteção e a reabilitação da saúde. A proposta leva em consideração a importância do diálogo entre profissionais de diferentes áreas que se somam dentro de uma equipe em busca de construir ações coletivas visando à qualidade de vida da comunidade.

O objetivo geral do primeiro momento foi compreender o processo histórico das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. A avaliação foi positiva por parte dos discentes e docentes, sendo um importante momento de integração e troca de saberes. A intenção é que os acadêmicos construam coletivamente a primeira fase do planejamento em saúde, que é o conhecimento da realidade, elaborando um diagnóstico socioambiental de algumas áreas de abrangência da estratégia Saúde da Família, compreendendo o papel da equipe de Saúde da Família e a importância fundamental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O produto final deste trabalho será compartilhado entre os cursos, uma forma de consolidar o processo de ensino aprendizagem. No mesmo dia, houve também outra aula com integração entre os acadêmicos dos cursos de odontologia e educação física.

Para afirmar ainda mais a importância da integração entre os profissionais de diversas áreas de saúde, deve acontecer ainda este semestre um encontro entre os cursos de odontologia, fisioterapia, medicina e educação física, para falar sobre a geriatria. Entre os cursos de odontologia e farmácia, sobre farmacologia; e entre os cursos de odontologia e administração, sobre plano de negócios no consultório odontológico.