05/03/2015

Coordenador do Mestrado apresenta trabalho em Washington - EUA

05.03.2015

mestrado

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente - PPSTMA (mestrado em Ciências Ambientais) e Docente do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Sandro Dutra, apresentará o trabalho intitulado “Frontier and nature in Brazil: the vast hinterland of Goiás and the symbolic construction of the Brazilian West” na Conferencia anual da American Society for Environmental History (Sociedade Americana de História Ambiental), ASEH's 2015 Conference, que acontecerá em Washington DC, entre os dias 18 a 21 de março deste ano.

A ASEH é a sociedade pioneira em agregar historiadores ambientais e surgiu nos Estados Unidos na década de 1970. Ela englobou, a princípio, historiadores americanos que focalizam os estudos da expansão da fronteira para o Oeste dos Estados Unidos. Os estudos ambientais surgiram da necessidade de compreender as relações entre a história e a natureza nesse processo. Os Estados Unidos foram pioneiros na política de preservação ambiental e na criação de áreas protegidas e esse movimento foi apropriado pelos historiadores.

O trabalho a ser apresentado nesse evento faz parte da pesquisa realizada pelo Prof. Sandro Dutra em seu pós-doutorado em História pela Universidade de Brasília. Nele serão abordadas a relação entre fronteira e natureza na expansão agrícola ocorrida em meados do século XX, na política conhecida como Marcha para Oeste, do governo do Presidente Getúlio Vargas (1930-1945). O enfoque será na utilização do Oeste como parte do discurso de colonização e migração. Ao mesmo tempo como o uso da categoria "Oeste" substituía o conceito "Sertão", mais comumente usado pelos estudos sociais no Brasil. O Oeste goiano, como símbolo e mito de uma terra promissora para colonização, gerou a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) que atualmente é o município de Ceres e promoveu a ocupação da região conhecida como Vale do São Patrício em Goiás.