19/12/2013

Mestrado é parceiro em Projeto CNPq aprovado pela Prefeitura de Anápolis.

19.12.2013

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA/UniEVANGELICA) é parceiro em projeto aprovado pelo CNPq para e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Chamada MCTI/CNPq/SECIS) no valor de R$ 220 mil para serem aplicadas no desenvolvimento de ações de Ciência e Tecnologia.

O projeto intitulado “Estratégia de Divulgação e Popularização da Cultura Científico-Tecnológica” foi realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e visa apoiar a criação e o desenvolvimento de Centros e Museus de Ciência e Tecnologia. De acordo com informações da Secretaria, o montante será aplicado em projetos específicos para a divulgação científica que valorizem a interatividade, a difusão do progresso técnico do município, o fortalecimento das potencialidades locais, a ampliação das condições de competitividade econômica e a qualidade de vida da população do município de Anápolis.

Os professores Sandro Dutra, Giovana Tavares, Francisco Itami e Clarimar Coelho fazem parte da Equipe do projeto como pesquisadores. O Coordenador do PPSTMA, Sandro Dutra, relatou que essas parcerias evidenciam a inserção social do Programa de Mestrado no apoio a pesquisa e à divulgação científica em Anápolis como também em Goiás. O professor afirma, ainda, que está em andamento um outro projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para ser apresentado a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). “Tanto a Secretaria quanto o próprio secretário Fabrizio de Almeida Ribeiro, são parceiros essenciais para a integração entre o poder público e universidade e o grande apoio recebido quando da realização do CIPEEX”. – ressaltou ele.

O intuito do projeto é aprimorar a difusão e a popularização da cultura científico-tecnológica nos espaços CRC - Centro de Recondicionamento de Computadores e Casa Brasil, baseado em trabalhos intersetoriais (Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria Municipal de Educação, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás e UniEvangélica). Atualmente, a Secretaria desenvolve uma série de ações voltadas para a divulgação da cultura científica, como  Ciência Móvel e Oficinas de Robótica Livre.

A proposta é que sejam capacitados cerca de 600 alunos/ano em cursos de 20 horas/aula até o final de três anos, tempo determinado do projeto. Com essa ação, será possível elevar o nível do Ensino Fundamental e Médio no município, proporcionando aos alunos o enriquecimento de seu processo de aprendizagem, através de vivências de real experimentação científica.

Materia em parceria com a Assessoria de Comunicação
da Prefeitura Municipal de Anápolis