04/11/2013
Campus Anápolis

Professores e alunos do mestrado apresentam trabalhos na Europa

04.11.2013

Os professores Sandro Dutra, Pedro Cravo, Ricardo Machado e Giovana Tavares, além dos alunos Liberalina Teodoro, Maria de Fátima, Wilson Paulus e Luciana Amorim tiveram trabalhos aprovados para apresentação oral e publicação no evento TMS Algarve 2013 – Tourism & Management Studies International Conference, em Portugal.

O evento é organizado pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e pela revista Tourism & Management Studies, que acontecerá na cidade de Olhão - Algarve nos dias 13, 14, 15 e 16 de novembro de 2013.

A conferência abrange uma ampla variedade de temas relacionados com os estudos turísticos e com a gestão turística e hoteleira, e visa estimular a investigação e a divulgação do conhecimento científico nas áreas do Turismo, do Lazer e da Gestão Turística, incentivando as abordagens interdisciplinares e comparativas. É também objetivo do evento providenciar uma plataforma de estímulo às discussões interdisciplinares promovendo o conhecimento, a troca de experiências, a cooperação académica e o trabalho em rede entre investigadores de todo o mundo.

Os trabalhos apresentados pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA/UniEVANGELICA) resultam de pesquisas realizadas e em andamento no Programa, que visam estimular o diálogo interdisciplinar entre turismo e meio ambiente. Os trabalhos envolvem o patrimônio histórico e a sustentabilidade realizados nas cidades de Santa Cruz de Goiás, Cidade de Goiás e Pilar de Goiás. Fazem parte, ainda, dos Grupos de Trabalhos realizados no mestrado que procuram o desenvolvimento coletivo e interdisciplinar de pesquisas e publicações.

De acordo com o Coordenador do PPSTMA, professor Sandro Dutra, a participação em eventos faz parte das políticas de gestão do Programa, visando estimular a divulgação das pesquisas realizadas no Mestrado, bem como contribuir para o aumento de publicações, visando uma melhor avaliação e a internacionalização do Programa da UniEVANGELICA. De acordo com o professor, o PPSTMA estabeleceu um conjunto de metas para o Triênio 2013-2015, em que almejam elevar a pontuação do Programa na CAPES, bem como a implementação do Doutorado. Nesse sentido, a participação em eventos contribui significativamente para atingir as metas previstas, uma vez que o colegiado tem privilegiado eventos que divulguem os trabalhos em publicações. Sandro Dutra destaca ainda o apoio da UniVANGÉLICA e da Associação Educativa Evangélica, para o cumprimento das metas do triênio, bem como a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG, que tem disponibilizado fomento para que os pesquisadores de Goiás participem de congressos internacionais. Nas palavras do coordenador do PPSTMA, "Sem incentivos e fomentos os pesquisadores teriam muita dificuldade na divulgação científica de suas pesquisas. No entanto, acredito que vivemos um momento importante para as ciências em Goiás, em que o engajamento institucional que visualizamos na Reitoria e na Mantenedora, bem como as possibilidades de fomento, sobretudo da FAPEG, nos ajudarão no cumprimento das metas propostas para o triênio 2013-2105" – finalizou.

Os artigos aprovados para apresentação no TMS ALGARVE 2013 receberam também indicação para publicação em livro. Nesse caso, além de participação em eventos, os docentes e discentes terão seus trabalhos publicados em livro internacional, organizado pela editora universitária europeia.

Os trabalhos aprovados e que serão publicados foram:

ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA VOLTADA AO TURISMO CULTURAL EM GOIÁS

Ricardo Machado, Sandro Dutra e Silva, Wilson Paulus

O objetivo deste trabalho foi analisar as adaptações estratégicas voltadas ao turismo cultural, que ocorreram no município de Goiás desde a década de 1950 até 2011 e sua importância no processo de aquisição do título de Patrimônio Histórico da Humanidade. Observou-se que o processo de adaptação estratégica foi explorado de modo a incrementar a actividade turística. O estudo de caso foi utilizado como uma metodologia capaz de fornecer uma compreensão das peculiaridades do município e do processo de construção dessa experiência de negócios estratégicos de adaptação. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que a cidade de Goiás tem desenvolvido vários movimentos estratégicos ao longo das últimas quatro décadas para manter seu desenvolvimento econômico baseado na atividade turística.

PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO: CAVALHADAS E AS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS DE SANTA CRUZ DE GOIÁS – BRASIL

Liberalina Teodoro Rezende, Sandro Dutra e Silva e Giovana Galvão Tavares

O presente trabalho é parte de um projeto em desenvolvimento que visa estudar o turismo cultural na cidade de Santa Cruz de Goiás. Esta cidade está situada nos caminhos históricos da ferrovia Estrada de Ferro Goyas, construída no início do século XX no sudeste Goiano, região Centro-Oeste do Brasil. Santa Cruz, fundada em 1729, teve sua origem na expansão da fronteira de mineração no século XVIII, contando com um rico patrimônio arquitetônico do período colonial, acervo documental no Museu Casa de Câmara e Cadeia e, além disso, conta com vasto patrimônio imaterial presente em suas comidas típicas e nas festividades religiosas de origem colonial portuguesa (Congadas, Folia do Divino Espírito Santo, de Reis e de São Sebastião, além das Cavalhadas e Contradança). Considerando que a pesquisa encontra-se em estágio de coleta de dados, será apresentada nesse trabalho uma visão preliminar do patrimônio histórico imaterial, focando nas festividades das Cavalhadas, com enfoque nas potencialidades para o desenvolvimento turístico cultural em Santa Cruz de Goiás.

ARRAIAL DOS TEMPOS DA MINERAÇÃO: PATRIMÔNIO CULTURAL, TURISMO E SUSTENTABILIDADE EM PILAR DE GOIÁS – BRASIL

Sandro Dutra e Silva, Luciana Amorim, Maria de Fátima Fernandes, Giovana Galvão Tavares e Pedro Vitor Lemos Cravo

As investigações científicas aqui apresentadas foram orientadas pela linha de pesquisa em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente, envolvendo um conjunto interdisciplinar de saberes e contando com pesquisadores de diferentes origens. O trabalho em tela refere-se a pesquisas realizadas na área de sustentabilidade, património e História Ambiental. O recorte se faz na localidade de Pilar de Goiás, uma antiga fronteira de mineração no Centro-Oeste do Brasil no século XVIII. O arraial experimentou o apogeu da mineração no final do século XVIII, o que possibilitou a edificação de um rico património cultural (material e imaterial). Casarios, igrejas e outras edificações refletem os tempos áureos da mineração em Goiás. Ao mesmo tempo, a comunidade local desenvolveu um conjunto de atividades culturais, originadas da religiosidade Portuguesa do período colonial brasileiro (1500- 1822). Dessa forma, apresentamos aqui as potencialidades turísticas aliadas aos bens culturais, à sustentabilidade e a preservação do rico património artístico de Pilar de Goiás e discutimos como este é um estudo de caso que exemplifica o sub-aproveitamento do potencial turístico de uma localidade com um rico património histórico e cultural.