31/10/2013

Pesquisador da Universidade Nova de Lisboa foi destaque no CIPEEX

31.10.2013

O professor Virgílio do Rosário, da Universidade Nova de Lisboa, foi um dos conferencistas do Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão da UniEVANGÉLICA – CIPEEX, e também do IV Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, mestrado em Ciências Ambientais da UniEVANGELICA (PPSTMA/UniEVANGELICA). O Professor ministrou a conferência "Saúde na Comunidade de Países de Língua Portuguesa – aspectos de internacionalização da pesquisa”. Durante a sua visita, elaborou-se um plano estratégico de cooperação entre os membros do PPTSMA e a Universidade Nova de Lisboa, com possibilidade de parceria, com a Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde (RIDES).

A RIDES foi criada em 2006, durante o I Encontro de Medicina Tropical de Países de Língua Portuguesa, constituída por membros de instituições de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e tem sido apoiada pela CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e outras fontes de financiamento. A rede tem por objetivo apoiar a formação de grupos técnicos e científicos dos países membros, para estudos e discussão de temas de interesse comum, melhor disseminar informação e intercâmbio de resultados e apoiar a formação técnica e pós-graduada.

Virgílio Estólio do Rosário nasceu em 1946, e obteve o seu grau de licenciatura em Medicina veterinária pela Faculdade de Veterinária de Lourenço Marques, Moçambique em 1970. EM 1972 obteve o Grau de Diploma in Genetics, e em 1976 o de PhD pela  Edinburgh University, Reino Unido. Trabalhou desde então na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, Edinburgh University, UK, Instituto Evandro Chagas, Belém, Brasil, School of  Public Health, Chapel Hill NC, USA, Biomedical Research Institute, USA. Em 1991 regressou a Portugal, onde iniciou atividade no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa  e onde criou o Centro de Malária e Outras Doenças Tropicais (CMDT). O Centro, com apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, iniciou atividades de investigação e de formação em áreas e temas diversos dos quais se destacam a malária, leishmanioses, HIV e SIDA; tuberculose, doenças sexualmente transmitidas, sistemas de saúde, saúde internacional e outras, de acordo com uma estratégia de fortalecimento da área “tropical”, com jovens doutorados com potencial cientifico. Durante esse período manteve um corpo de mais de 30 doutorados membros ou colaboradores com  atividade diversa.

Na sua área especifica de formação, a malária, trabalhou com três grupos distintos de investigação  em: a) resistência aos antimaláricos, genética e mecanismos da resistência; b) a relação entre o parasita e o hospedeiro e infecções mistas; c) marcadores moleculares na epidemiologia, parasitologia e entomologia médicas, sobretudo ligada a programas de controle. Muitos dos jovens formados por ele são hoje conhecidos nas suas áreas e trabalham em instituições nacionais e internacionais. Possui mais de cem publicações em revistas internacionais e exerce a atividade, hoje, de professor catedrático do IHMT/UNL.