Apresentação do Curso

Objetivos

Objetivo geral

Capacitar Profissionais em Educação Infantil, obedecendo a Legislação vigente no que se refere ao trabalho de concepção, implementação, docência, gestão e supervisão em atuação direta com os alunos através de uma formação teórico-prática, crítica e reflexiva que os possibilitam contribuírem na construção de suas relações com foco no desenvolvimento motor, intelectual, social e psicológico, considerando a necessidade e especificidade de cada criança nesta faixa etária.

Objetivos específicos

  • Abordar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a educação infantil, visando à melhoria da educação oferecida às crianças atendidas nesta fase da escolaridade;
  • Analisar a Educação Infantil no contexto das políticas públicas do país;
  • Desenvolver competências para docência e gestão na educação infantil, principalmente no que se refere à LDB no CAPITULO V – da educação especial;
  • Ampliar os conhecimentos relativos ao trabalho com a educação infantil com ênfase em inclusão;
  • Garantir um aprofundamento de estudos para um melhor desempenho na sua atividade profissional.
  • Preparar o pós-graduando para continuar os seus estudos em nível de mestrado ou doutorado.
  • Articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional;
  •  Desenvolver metodologias adequadas às necessidades educativas atuais;
  • Atitude ética na atuação profissional;
  • Atuar no planejamento das diferentes ações da prática educativa em educação especial;
  • Atuar cientificamente sobre a realidade educativa da educação inclusiva no âmbito da Educação Infantil;
  • Análise os conteúdos curriculares da educação básica na perspectiva da educação inclusiva;
  • Desenvolver competências para identificar as necessidades educacionais especiais para definir, programar, liderar e apoiar a implantação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didáticos pedagógicos e práticas alternativas, adequadas ao atendimento na educação especial.

Publico Alvo

Profissionais graduados em pedagogia, normal superior e licenciaturas em geral, que atuem na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão de escolas ou como educadores das redes públicas e privadas de educação.

Módulos

Desenvolvimento Psicomotor  – 30h/a
Funções Cerebrais e Cognição: Princípios e Conceitos (Neurologia) – 30h/a
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem – 30h/a
Noções Básicas de Pediatria – 20h/a
A educação do indivíduo com Altas Habilidades/Superdotação – 20h/a
Novas Linguagens e Tecnologias na Educação Especial – 20h/a
Genética: abordagens – 20h/a
Metodologia do Trabalho Científico I –  30h/a
Metodologia do Trabalho Científico II –  32h/a
Educação Física Adaptada – 30h/a
Alfabetização, Letramento e Múltiplas Linguagens – 20h/a
Políticas em Educação Especial – 50h/a
Organização dos ambientes na educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental – 20h/a
Currículo, Metodologia e Didática no contexto da Inclusão – 40h/a
Estágio Supervisionado (Práticas) – 40h/a
TCC
Total: 432h/a