20/11/2023

Os candidatos que fizeram a prova do Vestibular 2024/1 da Universidade Evangélica de Goiás foram desafiados a escrever uma redação sobre 'O Brasil e os efeitos do envelhecimento da população: um desafio para o presente e para o futuro'. Conforme o último Censo do IBGE, em 2022 a população idosa com 60 anos ou mais de idade chegou a 32.113.490 (15,6%), um aumento de 56,0% em relação a 2010, quando era de 20.590.597 (10,8%).

"Nosso objetivo foi apresentar uma temática relevante e atual. O envelhecimento da população brasileira impacta diversos aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais da sociedade. Levar um assunto tão importante para a redação é estar em sintonia com essa realidade", destaca o Pró-Reitor Acadêmico da UniEVANGÉLICA, Daniel Gonçalves Mendes da Costa.

Para fornecer subsídios à realização do texto pelos vestibulandos, dois trechos de textos foram apresentados aos candidatos: o primeiro está publicado no Jornal da USP, com uma avaliação de Rosa Chubaci, professora de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. A docente explica que, entre os motivos para esse envelhecimento da população estão os avanços na saúde e ainda a diminuição da taxa de fecundidade no Brasil.

Um segundo texto, publicado na Agência Senado, foi inserido na prova, com a opinião da diretora de Proteção da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symone Maria Machado Bonfim. O trecho disponível para os candidatos detalha a opinião da gestora - ela afirma que o Brasil precisa de organizar para ser um país de pessoas envelhecidas. Destaca ainda que existe a necessidade da promoção de um envelhecimento ativo e saudável e ainda é dever de todos garantir o cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e discriminação.

O terceiro texto consistiu na imagem de um quadro produzido pelo Hospital Albert Einstein, em que consta a informação de que, conforme a ONU, em 2050 haverá mais idosos do que jovens abaixo de 15 anos.

Depoimentos

Cauê dos Santos Maia, que prestou vestibular para Direito, destacou o motivo de querer estudar na UniEVANGÉLICA: "eu escolhi a UniEVANGÉLICA pela estrutura, pelo aprendizado". Já Ana Lara, que escolheu o Curso de Enfermagem, destacou seu sentimento. "Estou muito feliz de estar aqui, queria muito fazer na Uni. Consegui fazer na Uni, porque é uma faculdade (universidade) muito linda, tem professores maravilhosos, super capacitados", declarou.