08/11/2023

O Professor da Universidade de Innsbruck, na Áustria, Prof. Dr. Martin Coy participou ontem (08) do Café Scientia, no Espaço Multiuso da Pós-Graduação da Universidade Evangélica de Goiás.

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Coordenador do Laboratório de História Ambiental dos Cerrados (LAHAC), Prof. Sandro Dutra e Silva, o Café Scientia é uma atividade de extensão do LAHAC e que tem como finalidade a divulgação científica de temas ligados ao estudos do Cerrado. E a participação de um pesquisador como Dr. Martin Coy, abrilhanta o evento. “O professor Martin Coy é um geógrafo que faz parte de uma importante tradição da geografia alemã, sobretudo nos estudos agrários e de colonização humana no Brasil. Ele é herdeiro dos caminhos metodológicos abertos pelo geógrafo Leo Waibel nos estudos de colonização no Brasil, e foi orientado pelo prof. Gerd Kohlhepp, um dos mais importantes estudiosos da colonização agrária no Brasil”, acrescenta o Prof. Sandro Dutra.

O tema da palestra foi: Sob o Domínio da Globalização – A expansão do agronegócio e seus impactos territoriais em Mato Grosso. Alunos de mestrado e doutorado, colaboradores, professores e pesquisadores da UniEVANGÉLICA participaram da palestra.

A pesquisa tema da palestra está sendo desenvolvida pelo professor há quase 40 anos na região Centro Oeste, Amazônia e Norte de Mato Grosso sobre questões da expansão do agronegócio, organização territorial nas frentes pioneiras. “A gente está estudando as transformações, as mudanças que ocorreram nessas regiões nos últimos anos”, explica.

Dr. Martin Coy ressalta também que não existe uma resposta simples sobre prejuízos ou benefícios causados pelo agronegócio. “Existem muitas histórias de sucesso econômico nessas regiões. Outro fator positivo é a contribuição dessas regiões para o Produto Interno Bruto brasileiro. Mas também tem o lado complicado no que diz respeito a transformação dos ambientes naturais, principalmente do Cerrado. E também o processo de desmatamento que nos últimos anos que foi de importância global. Portanto, essas regiões merecem um estudo diferenciado e um olhar profundo sobre todas essas questões”.