25/01/2024
Campus Senador Canedo

No Campus Senador Canedo da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) já está em pleno funcionamento em 2024, demonstrando seu compromisso com a comunidade local. Em uma ação que destaca a importância da aplicação prática do conhecimento jurídico, a professora Ana Paula Barbizan e as acadêmicas Lucileide de Souza Silva e Rayline da Silva Souza, ambas do 9º período, realizaram atendimento a um cliente na unidade prisional de Senador Canedo, mesmo durante o período de férias acadêmicas.

Neste último dia 24, o grupo do NPJ esteve na unidade prisional para oferecer suporte jurídico, dando início à elaboração de peças defensivas em favor de um cliente assistido. "Essa iniciativa não apenas demonstra o comprometimento da UniEVANGÉLICA com a prática jurídica, mas também evidencia o papel social desempenhado pela instituição e seus alunos", declara o diretor do Campus, Professor Leonardo Rodrigues.

Rodrigues ressaltou ainda a importância dessas atividades práticas, afirmando que "a teoria se estuda na prática". Ele expressou sua gratidão aos servidores da unidade prisional pela cordialidade e presteza com que receberam o grupo do NPJ, destacando a colaboração mútua entre a universidade e a comunidade.

NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica da UniEVANGÉLICA - Campus Senador Canedo continua seu compromisso com a excelência no atendimento jurídico, buscando garantir uma assistência célere e de qualidade àqueles que confiam em seu trabalho. Essa iniciativa reforça o papel da universidade não apenas na formação acadêmica, mas também na promoção da justiça e no apoio aos mais necessitados em sua comunidade.

No local, os acadêmicos têm a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho enquanto prestam um serviço valioso à comunidade. O NPJ funciona como um escritório modelo, oferecendo assistência judiciária gratuita em diversas áreas do direito, desde consultoria até o ajuizamento de ações judiciais e defesa processual.

Sob a supervisão de professores, os acadêmicos assumem um papel ativo no atendimento aos assistidos. Eles realizam consultas, analisam documentações e elaboram as petições necessárias para os processos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para os estudantes, o estágio no NPJ representa uma oportunidade única de vivenciar o ambiente do atendimento jurídico, desenvolver habilidades na redação de peças processuais e compreender a complexidade dos casos jurídicos enfrentados pela comunidade.

Além disso, o estágio no Núcleo de Práticas Jurídicas é obrigatório para os alunos dos últimos períodos do curso de Direito. Essa experiência proporciona aos futuros profissionais uma imersão prática no universo jurídico, preparando-os para exercer a profissão com competência e segurança ao saírem da faculdade. É uma oportunidade ímpar para os estudantes aplicarem seus conhecimentos teóricos na prática e entenderem de perto as demandas e desafios enfrentados no dia a dia do exercício profissional.