01/03/2024
Todos os Campi

No dia 03 de Março é comemorado o dia do otorrinolaringologista, data escolhida porque, em todo o mundo, nesse mesmo dia é comemorado o dia mundial da audição. 

A história da Otorrinolaringologia no Brasil começou em 1911, com a criação da cátedra na Escola de Medicina da Bahia. Em 1938 foi realizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia. 

O médico se especializa em otorrinolaringologia após 3 anos de residência médica, que contempla estudos na área do ouvido, nariz e garganta. Muitos associam a especialidade ao tratamento das “ites”: otite, amigdalite e sinusite. A otorrinolaringologia é isso e muito mais. É uma área de medicina que atua em sítios anatômicos de difícil acesso, na maioria das vezes exigindo o uso de microscópio e endoscópio. O otorrinolaringologista pode realizar tanto cirurgias de baixa complexidade, como a amigdalectomia e a septoplastia, como procedimentos complexos, de acesso a região da base do crânio, tratamento de tumores e manejo de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. 

É o otorrinolaringologista que trata sinusite, otite, amigdalite, disfonia, perda auditiva e zumbido. Poucas áreas da medicina tem avançado tanto quanto a otoneurologia, com novos equipamentos para diagnóstico de doenças do labirinto e próteses auditivas implantáveis cirurgicamente.

É o otorrinolaringologista o médico habilitado para realizar implante coclear, uma cirurgia que pode devolver a audição a um paciente surdo. Étambém uma especialidade que permite ao médico expandir as fronteiras para a área da estética, da medicina no sono e da foniatria.

É uma especialidade ampla e que permite ao médico atuar tanto na área clínica quanto na cirúrgica, atendendo perfis diversos de pacientes, de crianças a idosos. É, sem dúvida uma linda especialidade, e com muito a se comemorar.

Juliana alves de Sousa caixeta 
Medica otorrinolaringologista pela UNICAMP 
Doutora pela UFG 
Professora da Uni EVANGÉLICA de 2013-2022