28/09/2023

A produção de conhecimento na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA ganhou amplo destaque nesta sexta-feira (29). A mídia goiana e nacional divulgaram uma pesquisa da Instituição sobre a possibilidade de usar órgãos com origem animal para transplantes em seres humanos. Os estudos são coordenados pelo Professor Doutor Luis Vicente Franco de Oliveira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Movimento Humano e Reabilitação (Mestrado e Doutorado).

O conteúdo foi publicado no Jornal O Popular, Rádio CBN Goiânia e Rádio CBN Nacional. No Popular, Luis Vicente foi entrevistado pela jornalista Malu Longo. "Trata-se da medicina regenerativa que em todo o mundo busca métodos alternativos para reduzir o sofrimento das pessoas que estão na fila de transplantes", detalhou. No Laboratório de Cultura de Células da UniEVANGÉLICA, estão em andamento estudos para descelularização, esterilização e recelularização de pulmões, rins e coração de porco, que, em um futuro próximo, podem servir para criar novos órgãos a partir das abordagens com o uso de células-tronco.

A Universidade Evangélica de Goiás mantém importantes parcerias para o desenvolvimento dessas pesquisas com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Barcelona (Espanha), Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e ainda com a Universidade de Strathclyde (Escócia). O processo para que um órgão animal se torne viável ao transplante em humanos é complexo e envolve um processo minucioso de extração do material celular e lavagem com detergentes biológicos.

A partir dessa etapa, o 'esqueleto do órgão', também chamado de scaffold, permanece intacto e é esterilizado. A recelularização com células-tronco pode, então, ser realizada e, com isso, as possibilidades para aproveitamento do material em um ser humano podem se tornar uma realidade no futuro, conforme detalhou o Professor Doutor Luis Vicente Franco. "A finalidade é gerar novos órgãos para serem transplantados em seres humanos", explica o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu em Movimento Humano e Reabilitação da Universidade Evangélica de Goiás.

No dia 20 de setembro, Lawrence Faucette, de 58 anos, se tornou a segunda pessoa no mundo a passar pelo chamado xenotransplante, que é o transplante de órgão animal em um ser humanos. A notícia amplia as expectativas sobre os estudos que são realizados pela UniEVANGÉLICA.

Nesta sexta-feira, a Rádio CBN Goiânia e CBN Nacional também abordaram o estudo, em reportagem da jornalista Aldenne Lopes. "Esse é um processo que a gente chama de Bioengenharia de órgãos. É eu pegar uma estrutura de um órgão e gerar um novo órgão para, no futuro, ser transplantado para um outro animal ou para um ser humano", evidenciou o Professor Doutor Luis Vicente Franco de Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Movimento Humano e Reabilitação da UniEVANGÉLICA.

Luis Vicente detalhou ainda que a esterilização de órgãos animais feita no Laboratório de Cultura de Células da instituição são esterilizados com luz de LED, considerado um processo inovador no mundo.

Hidrogel

Ricardo Silva Moura é Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Movimento Humano e Reabilitação da UniEVANGÉLICA. Seus estudos são focados na produção de uma espécie de gel a partir de órgãos animais. A expectativa é que no futuro esse material possa ser usado para regenerar tecidos lesionados ou até mesmo criação de um novo órgão para ser transplantado. Ele também foi entrevistado pela jornalista Aldenne Lopes, da CBN.

"Você adiciona células-tronco no hidrogel e aplica ele no tecido que você quer que seja regenerado. E futuramente, uma ideia um pouco mais a longo prazo, mas não impossível, é criar órgãos a partir do hidrogel. E aí já entra outra técnica, que essa é um pouco mais rebuscada, que é o órgão chip, que são órgãos feitos em pequenas plaquinhas", explica Ricardo Silva Moura.

Produção científica

O professor Sandro Dutra e Silva, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, também falou ao Popular sobre a pesquisa liderada pelo Professor Luis Vicente e destacou a vocação da Universidade para as pesquisas em saúde. "Essa tem sido uma máxima da nossa universidade. Estamos tentando nos aproximar do modelo que tem dado certo fora do Brasil, a união do setor produtivo com a academia", destacou.

Ele citou ainda que parcerias com empresas têm gerado aportes de recursos e investimentos em áreas de pesquisa da Universidade Evangélica de Goiás. Em breve, um Centro de Tecnologia em Saúde será criado na instituição. Já estão em andamento projetos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e, conforme adiantou Sandro Dutra, existe um movimento de deputados estaduais goianos para a liberação de emendas que poderão ser usados em recursos da universidade.

As pesquisas sobre o uso de órgãos animais para transplante em humanos da UniEVANGÉLICA têm a participação dos seguintes pesquisadores e acadêmicos:

Professor Dr. Luis Vicente Franco Oliveira
Coordenador do Laboratório de Cultura de Células e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Movimento Humano e Reabilitação (Mestrado e Doutorado)

Ricardo Silva Moura
Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Movimento Humano e Reabilitação (Mestrado e Doutorado)

João Pedro Ribeiro Afonso

Bruna Martins Rodrigues Silva
Acadêmica de iniciação científica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Movimento Humano e Reabilitação (Mestrado e Doutorado)

Max Silva de Sousa
Acadêmico de iniciação científica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Movimento Humano e Reabilitação (Mestrado e Doutorado)

Texto: Felipe Homsi