O Recital de Fim de Ano do Projeto Criar e Tocar, realizado no dia 8 de dezembro, foi marcado por emoção, celebração e reconhecimento. A noite culminou com o anúncio dos vencedores do Festival de Música Criar e Tocar – 20 anos, iniciativa que valoriza a criatividade, a técnica e o talento dos estudantes dos diversos núcleos participantes. A premiação simbólica – R$ 5 mil para cada um dos dois primeiros colocados e os prêmios das demais colocações - foi entregue durante o recital, que lotou o Ginásio Poliesportivo da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) e reuniu famílias, estudantes, coordenadores e convidados.
Na categoria Beethoven, o grupo Melodia Popular, do núcleo de Goianésia, conquistou o 1º lugar, alcançando 277 pontos e se destacando pela força interpretativa e pela harmonia do conjunto formado por oito integrantes. Na segunda colocação ficou o grupo Quartzo, do Núcleo AEE, com 275 pontos, seguido por Modo Allegro (Goianésia), Toccara (Nova Vila) e Sexteto do DYG (AEE).
Já na categoria Mozart, o grande vencedor foi o Quarteto Allegro, do Núcleo AEE, que somou 260 pontos com uma apresentação precisa e sensível. O pódio foi completado pelos grupos Imperialis, de Ceres, em segundo lugar, e Octocordas, do Núcleo Promissão, em terceiro. Também se destacaram Afinados Quase Sempre e Solstício Sonoro, ambos de Goianésia.
O público foi presenteado com apresentações do Coral e da Orquestra, que emocionaram com um repertório que transitou entre clássicos, trilhas cinematográficas e canções populares. “Esta é uma noite para celebrarmos conquistas, fortalecer vínculos e aplaudir a dedicação de nossos alunos. Encerramos o ano com gratidão e alegria”, afirmou a coordenadora geral do projeto, Marisa Espíndola
A programação envolveu o público do início ao fim. A primeira parte foi marcada pelas apresentações do Coral, sob orientação da professora Jordana Jardim, com um repertório natalino composto por Chegou o Natal, A História do Natal em Canção, Natal e Natal Brasileiro.
Em seguida, a Orquestra apresentou clássicos da música nacional e internacional, incluindo Tributo a Michael Jackson, My Way, Top Gun, Fórmula 1 Theme, Do Seu Lado, África e o tradicional The Blue Danube Waltz, sob regência dos maestros Iellen Silva, Gustavo Bernardes, Gabriel Bruno, Regis Dias, Matheus Ferraz, Daniel Godoi e Dyellyngton dos Santos.
O Festival e o Recital integraram a programação comemorativa dos 20 anos do Projeto Criar e Tocar, que ao longo de duas décadas promove formação musical gratuita, inclusão e novas oportunidades para crianças e jovens de diferentes bairros de Anápolis e, também, nas cidades de Ceres e Goianésia. Uma das várias ações de responsabilidade social da Associação Educativa Evangélica (AEE), o projeto atende crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, com prioridade para aqueles em vulnerabilidade social. “Mais do que formar músicos, celebramos histórias transformadas pela arte”, destacou a coordenadora, Marisa Espíndola.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2025