07/11/2023
Campus Anápolis

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, 10 de novembro, foi instituído como símbolo de luta cujo propósito é educar, conscientizar e prevenir a população brasileira para os problemas advindos da surdez.

E os cuidados com a saúde auditiva devem começar assim que o bebê nasce, com o teste da orelhinha. “É muito importante fazer o teste da orelhinha porque a perda auditiva acomete 1 a cada 1000 crianças, ou seja, é muito comum. Como às vezes a perda auditiva é unilateral ou parcial, sem o exame, as alterações podem não ser detectadas até que a criança cresça”, explica a médica otorrinolaringologista, Juliana Alves de Sousa Caixeta.

As causas de problemas auditivos são variadas. Entre as causas infecciosas (incluindo as que ocorrem durante a gestação), as mais comuns são: citomegalovírus, toxoplasmose, herpes, rubéola e meningite. Causas genéticas também podem provocar surdez. Além disso, uso incorreto de antibióticos e intercorrências neonatais.

De acordo com a médica, que foi professora do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA de 2013 a 2022, as opções de tratamento estão cada vez mais modernas e acessíveis. “Se uma pessoa percebe que está perdendo a audição, a primeira coisa a ser feita é procurar um médico otorrinolaringologista. Ele é o especialista que vai ser capaz de solicitar os exames necessários para o diagnóstico”.

Entre as opções de tratamento, a médica explica que existem os aparelhos auditivos e até mesmo cirurgias. “Para se ter um exemplo, uma criança que nasce com perda auditiva profunda bilateral pode receber um implante coclear através de uma cirurgia. Esse implante, conhecido como ‘ouvido biônico’, pode dar a essa criança a chance de ouvir”.

Juliana Alves também ressalta que é importante manter um estilo de vida saudável e evitar a exposição a ruídos muito altos para conservar a audição. “Ao menor sinal de perda auditiva, o médico deve ser procurado. Em alguns casos, uma demora de apenas 10 dias de atendimento pode mudar a chance de recuperação da audição”.

Linguagem de Sinais

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 5,8 milhões de pessoas com algum grau de surdez. Para essas pessoas, a linguagem de sinais é essencial como meio legal de comunicação e expressão. 

Desde 2019, a UniEVANGÉLICA, através do UniMISSÕES, é gestora do Programa DOT Brasil, um projeto que prevê a tradução das Escrituras Sagradas para LIBRAS. O projeto tem parceria com a agência missionária canadense Reach Beyond e com a Wycliffe Associates.

“O Projeto DOT Brasil está em uma fase muito interessante, que é a finalização do Novo Testamento. Todo processo de tradução está praticamente concluído, faltando apenas o fechamento do livro de Apocalipse. Para a UniEVANGÉLICA tem sido uma oportunidade muito interessante, tanto de aprendizado, de assimilar conhecimento e o mais importante que é a nossa aproximação com a comunidade surda. Tem sido também uma oportunidade de inclusão da comunidade surda no segmento acadêmico”, explica o Coordenador do UniMISSÕES, Pastor Rocindes Correa.