02/02/2024
Todos os Campi

A doutoranda Marianna C. Silva, que faz o Doutorado em Ciências Ambientais da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, foi reconhecida como destaque na capa da revista ACS Omega por sua pesquisa inovadora sobre plantas do Cerrado.

Sua pesquisa se concentrou na extração, purificação e caracterização do 3-O-methylquercetin, isolado da planta Strychnos pseudoquina A.St.-Hil. (Loganiaceae), uma espécie encontrada no bioma do Cerrado. O estudo não apenas identificou essa substância, mas também avaliou sua atividade antiproliferativa em diferentes linhagens celulares tumorais e não tumorais.

Por meio de uma abordagem combinada, que incluiu análises por ressonância magnética nuclear, análise termogravimétrica, difratometria de raios X de cristal único, e cálculos teóricos, a pesquisa proporcionou uma compreensão detalhada das propriedades e características do 3-O-methylquercetin. Além disso, a avaliação da citotoxicidade desse composto foi comparada com dados na literatura sobre quercetina e luteolina, confirmando sua já relatada eficácia antitumoral (combate a tumores).

A aluna Marianna C. Silva ressaltou a importância de sua pesquisa para o avanço do conhecimento sobre as propriedades medicinais das plantas do Cerrado e expressou sua gratidão pela oportunidade de representar a UniEVANGÉLICA nesse cenário científico de destaque. Seus resultados destacam não apenas a relevância da pesquisa científica na região do Cerrado, mas também a qualidade do ensino e da pesquisa realizada na Universidade Evangélica de Goiás.