24/07/2025
Campus Anápolis

A UniEVANGÉLICA realizou uma edição especial do projeto de extensão Café Scientia, marcada pela presença de renomados pesquisadores internacionais e uma programação voltada à valorização do Cerrado e da história de Goiás. Participaram da atividade os professores Mark Hersey e Stephen Brain, da Mississippi State University, Stuart McCook, da University of Guelph, e Carlos Lagos-Olivos, da Universidad de Tarapacá. Todos são pesquisadores atuantes em diferentes áreas dos estudos ambientais e vieram ao Brasil para compartilhar saberes e trocar experiências com a comunidade acadêmica local.

A programação do Café Scientia incluiu visitas à Fazenda Babilônia – patrimônio histórico nacional -, ao centro histórico da cidade de Pirenópolis e ao Salto Corumbá, promovendo uma verdadeira imersão no bioma do Cerrado e na riqueza histórico-cultural da região. O encontro possibilitou diálogos sobre sustentabilidade, história ambiental e preservação do patrimônio natural.

A atividade foi coordenada pelo Laboratório de História Ambiental do Cerrado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. O projeto Café Scientia tem como missão a divulgação científica para públicos internos e externos à instituição, e se alinha à missão institucional da UniEVANGÉLICA de promover a excelência na educação por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Ação Comunitária, professor Sandro Dutra, que acompanhou os visitantes durante as atividades, "essa edição reforça o compromisso da UniEVANGÉLICA com a internacionalização da pesquisa e a valorização da identidade ambiental do Cerrado, promovendo experiências que unem ciência, cultura e sustentabilidade".