03/08/2022

O presidente da Associação Educativa Evangélica  e chanceler da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA tomou posse nesta terça-feira (02) como sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). A cerimônia ocorreu na sede da entidade, com as presenças de diversas autoridades estaduais.

Augusto Ventura foi empossado juntamente com demais novos membros. "O IHGG é um importante instrumento de preservação da história do nosso Estado, com um acervo único composto por documentos, livros raros, periódicos que marcaram época, objetos de condecorações, fotografias antigas, conteúdo audiovisual e até mesmo obras de arte. Sinto-me extremamente honrado em fazer parte da entidade juntamente com outros seletos e distintos membros. É um instituto que contribui sobremaneira para nossa cultura", destaca Augusto Ventura.

O presidente do IHGG, Jales Mendonça, destacou os 90 anos de história do instituto. “Em celebração a esse significativo jubileu, inauguramos, em março passado, a restauração e reforma da Casa Rosada de Goiânia – primeira construção no Setor Sul , graças a uma parceria inovadora estabelecida com a cooperativa Sicoob, que subsidiou integralmente as referidas obras, orçadas em 2,5 milhões de reais. Eis o maior investimento privado em cultura do Estado”, ressaltou.

Jales Mendonça ainda evidenciou o papel desempenhado pelos novos membros, que contribuirão para impulsionar os trabalhos do IHGG e transformá-lo no melhor Instituto Histórico e Geográfico do País. “Como se vê, muitos desafios ainda merecem nosso intenso trabalho voluntário, que agora será fortalecido com o ingresso de 29 novos intelectuais”, disse.

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Carneiro, pontuou a nova fase na "nossa Casa Rosada". “Essa instituição nos relembra nossa história e nossa identidade. A finalidade do local é ser guardiã da nossa memória. O que está acontecendo aqui, é a preservação da nossa história e, podem ter certeza, que as futuras gerações agradecerão aos senhores. A gente se sente presente aqui porque nesse local exala história, reflexões. Deixo aqui o meu agradecimento”, declarou.

Durante a cerimônia, estiveram presentes o secretário de Estado de Cultura de Goiás, Marcelo Carneiro, representando o governador Ronaldo Caiado; o secretário Municipal de Cultura de Goiânia, Zander Fábio, representando o prefeito Rogério Cruz; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Zacarias Neves Coêlho; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Thales Jayme; a advogada Anna Vitória Caiado; o procurador de Justiça José Eduardo Veiga Braga; o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo; o presidente da Sociedade Goiana de História da Agricultura e coordenador do projeto Goiás Mais 300, Nilson Jaime; a presidente da Academia Feminina de Letras e artes de Goiás (Aflag), Beth Fleury; o presidente da Academia Goianiense de Letras, Aidenor Aires; o presidente do Instituto Altair Sales; Altair Sales; o diretor de inovação e relacionamento do Sicoob Unicentro Br, Diogo Mafia Vieira; o juiz substituto em segundo grau Sival Guerra Pires; os juízes Abílio Wolney Aires Neto e Willian Costa Mello e o procurador de Justiça Agnaldo Tocantins.

Novos sócios empossados:

Rafael Ribeiro Bueno Fleury de Passos
Sidney Pereira de Almeida Neto

Histórico

A fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás teria ocorrido no Governo João Alves de Castro (1917-21), se fosse cumprida a Lei n. 629, de 2 de agosto de 1918, de iniciativa de Americano do Brasil, que determinava a sua instalação para o dia 26 de julho de 1919. Colemar Natal e Silva, com seu idealismo, tentou realizá-la no dia 18 de fevereiro de 1930, quando chegou a presidir uma reunião para esse fim. A revolução de 1930 ocasionou muitas divergências na antiga capital, concorrendo assim para mais um adiamento desse acontecimento cultural.

A fundação do Instituto concretizou-se ainda na antiga Capital do Estado, no dia 7 de outubro de 1932, graças a José Honorato da Silva e Souza, que participava do governo do Interventor Pedro Ludovico Teixeira e convocou os intelectuais para a histórica reunião. A solenidade aconteceu no salão nobre do Palácio da Instrução e a ata, lavrada por Alfredo de Faria Castro, registra a presença das seguintes pessoas: José Honorato da Silva e Sousa, Agnelo Arlington Fleury Curado, Colemar Natal e Silva, Dario Cardoso, Alfredo de Faria Castro, Augusto da Paixão Fleury Curado e Luiz Ramos de Oliveira Couto.

Presidindo a reunião José Honorato falou sobre a necessidade de se criar a instituição, salientando ‘o abandono em que se achava o estudo da história e da geografia no Estado’, e sugeriu que se elegesse uma diretoria provisória encarregando de assentar as bases para a fundação do Instituto. Após a fala de José Honorato, deu-se a eleição e posse da diretoria provisória, composta pelas seguintes pessoas: 1º secretário – Dario Délio Cardoso, 2º secretário – Alfredo de Faria Castro, tesoureiro – Agnelo Arlington Fleury Curado e orador – Luiz Ramos de Oliveira Couto.

Procederam-se várias reuniões nos dias 22 e 29 de outubro, 4, 17 e 22 de novembro do ano de 1932, até que, na reunião de 14 de abril de 1933, foi aprovado o estatuto, adaptado aos moldes do estatuto do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e eleita a primeira diretoria efetiva, assim constituída: presidente – Colemar Natal e Silva, 1º vice-presidente – Agnelo Arlington Fleury Curado, 2º vice-presidente – Alcide Celso Ramos Jubé, 3º vice-presidente – Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, 1º secretário – Joaquim Carvalho Ferreira, orador – Dario Délio Cardoso e tesoureiro – Gustavo Gonzaga.

Nesta reunião, ficou marcada a data de 1º de maio de 1933, para a instalação solene do Instituto, remarcada para o dia 17 de setembro, conforme registra a ata de 30 de abril daquele ano.