29/10/2018

Núcleo de Pesquisa em Direito realiza trabalho inédito

29.10.2018

O Núcleo de Pesquisa em Direito da UniEVANGÉLICA realiza há quatro meses um trabalho inédito para uma instituição de ensino particular. A tradução do italiano de dois artigos e dois livros do autor já falecido Emílio Betti, referência da hermenêutica jurídica europeia.

O material teve a participação de outra referência mundial na fenomenologia filosófica, Gaspare Mura. Foi ele que concedeu autorização para que o material fosse traduzido pelo NPDU. O professor do curso de Direito da UniEVANGÉLICA, Antônio Alves de Carvalho é ex-aluno de Gaspare Mura.

Até então, apenas a USP e a UFMG possuíam autorização para tradução deste material.

A tradução do material está sendo feita pelos professores Antônio Alves de Carvalho e José Roberto Bonome. Os artigos devem ficar prontos até o final deste mês e em um ano, a previsão é que os livros também já estejam traduzidos.

“Os materiais já estão sendo revisados pela Supervisão do NPDU e serão encaminhados para publicação em periódicos com alcance nacional e internacional. Tanto os artigos como os livros serão utilizados como referência bibliográfica no curso de Direito e até em nível de pós-graduação. Este material contribui com as técnicas de interpretação de textos jurídicos e filosóficos”, explica a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Direito, professora Mariane Stival.

O conteúdo do material é sobre o estudo da hermenêutica jurídica, que são técnicas para interpretação de textos jurídicos, como doutrinas e jurisprudências dos tribunais. O material deve ser usado em instituição de todo o país.

NPDU – Hoje, o Núcleo de Pesquisa em Direito da UniEVANGÉLICA possui 14 professores pesquisadores. Cerca de 90 alunos do curso de Direito estão envolvidos em pesquisas de variados temas: Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Direito Ambiental, Mulheres, Infância e Juventude, Problemas Estruturais, Direitos Internacionais.