06/10/2014

Acadêmicos de Engenharia de Computação são aprovados na 1º fase do INOVapps

06.10.2014

concurso

Os acadêmicos do Curso de Engenharia de Computação, do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, estão participando do Concurso Nacional INOVapps e foram aprovados na 1ª fase do Concurso.

O Concurso INOVapps é uma das ações da Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos e tem como objetivo apoiar, por meio da concessão de recursos na modalidade premiação, o desenvolvimento de aplicativos e jogos sérios de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas.

O concurso premiará 25 projetos inéditos e originais de jogos sérios de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas, apresentados por pessoas físicas e pessoas jurídicas com um prêmio no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Os apps e os jogos podem ser desenvolvidos para Android, iOS, HTML 5, Windows Phone, BlackBerry e Ginga.

O jogo proposto pelos acadêmicos do Curso de Engenharia de Computação é descrito como 1.500. O jogo passará na época do desbravamento do Brasil pelos bandeirantes, onde o jogador através de muita ação e aventura conhecerá a fauna e a flora brasileira, mesclando interatividade e educação. A intenção é um jogo composto com muita criatividade para desenvolver a história dos bandeirantes no Brasil colônia, será disponibilizado na versão português e inglês, e conta com uma metodologia inovadora para ensinar história.

“Portanto, pensando nisso, iremos desenvolver um jogo educativo que irá contribuir com a educação, demonstrando colaboração no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa. Por meio de atividades lúdicas o professor pode colaborar com a elaboração de conceitos; reforçar conteúdos; promover a sociabilidade entre os alunos; trabalhar o espírito de competição e a cooperação. O jogo exerce uma fascinação sobre as crianças, que lutam pela vitória procurando entender os mecanismos dos mesmos, o que constitui de uma técnica onde os alunos aprendem brincando; no entanto, queremos deixar claro, que o jogo deve ser visto como um apoio, auxiliando no processo educativo”, afirma a Coordenadora do projeto e Scrum Master, Karina Hellen Neves da Silva.

Os acadêmicos formaram uma equipe técnica para o desenvolvimento do jogo:

• Daniel Ferreira Rabelo - Product Owner
  • Gabriel Neres da Silva – Desenvolvedor
  • João Pedro Lima Ribeiro – Ilustrador e Designer Gráfico (aluno de Designer Gráfico)
  • Karina Hellen Neves da Silva - Coordenadora do projeto e Scrum Master
  • Leandro da Silva Câmara -  Desenvolvedor