18/09/2013

Alunos do curso de medicina realizaram o teste progresso 2013

18.09.2013

foto03Realizado no último sábado, dia 14, o teste progresso teve 95% dos acadêmicos do curso de Medicina da UniEVANGÉLICA inscritos para a prova, com comparecimento maciço na data. O teste de progresso é um projeto da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), que faz a supervisão do consórcio formado por dez faculdades, com o objetivo de avaliar o desempenho cognitivo dos alunos do primeiro ao último semestre e, ao mesmo tempo, do curso, com a elaboração de um diagnóstico de possíveis deficiências e virtudes ao longo da estrutura curricular.

Das instituições de ensino participantes, a UniEVANGÉLICA foi a que apresentou proporcionalmente o maior número de acadêmicos inscritos. A logística de realização das provas na instituição foi realizada pela COMSEL, e amplamente elogiada pela coordenação do curso de Medicina. As provas foram aplicadas aos acadêmicos do 1º ao 12º período no turno matutino, e ocorreram sem intercorrências em 11 salas no piso superior do Bloco A.

foto05O colegiado do curso de medicina da UNIEVANGÉLICA determinou em plenária, que de acordo com a participação e desempenho do aluno no teste progresso, ele poderá obter até 10 pontos na nota teórica do módulo ou área escolhida no momento da inscrição. Após realização do teste e assim que receber sua pontuação final o aluno deverá imprimir relatório final disponível em seu e-mail e encaminha-lo a secretaria do curso, para então ser premiado com o bônus correspondente.

A partir do dia 24 de setembro será disponibilizado ao aluno participante, de forma sigilosa, sua pontuação, sua performance em relação a média de sua turma e também das turmas do mesmo período dos outros cursos de medicina participantes do teste progresso. Terá ainda um relatório individualizado com o diagnóstico onde é maior a sua deficiência (morfo, habilidades, etc.) e onde é maior o seu conhecimento.

O aluno da fase inicial do curso terá como acompanhar, anualmente, o seu crescimento cognitivo quando em posse de sua pontuação no teste progresso anualmente. O aluno de fase mais adiantada, além de acompanhar o seu desempenho via pontuação anual, tem no teste progresso uma real avaliação de seu desempenho comparado com o de outros estudantes de medicina que serão seus concorrentes nas provas de residência médica, além de poder direcionar seus estudos de acordo com o diagnóstico das áreas de suas maiores deficiências.