31/05/2013
Campus Anápolis

Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe nota 4 na avaliação do MEC

31.05.2013

“Mais uma excelente avaliação”, com essa frase o Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Marcelo Mello Barbosa, recebeu a notícia da nota 4 atribuída ao curso de Arquitetura e Urbanismo pelos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), na visita técnica para Reconhecimento do Curso.

A UniEVANGÉLICA é diretamente ligada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

Esta comissão do MEC esteve presente na UniEVANGÉLICA entre os dias 19 a 22 de maio, para realizar o reconhecimento do curso nas três dimensões avaliadas - Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura, todos receberam ótimo conceito de acordo com os avaliadores, com o conceito final 4.0, sendo 5 a nota máxima na concepção do Ministério da Educação.

Após esta nota de reconhecimento, o Sinaes realiza a avaliação do curso através do ENADE.

ENADE

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é um dos instrumentos de avaliação que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A prova é realizada a cada três anos, por cada curso, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores. A participação do estudante no ENADE é condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Assim, os estudantes irregulares no cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) ficam impedidos de colar grau.

O ENADE não é o único instrumento de avaliação do MEC, existe também a avaliação in loco feita por comissões de especialistas designados pelo MEC, mas a nota que é apresentada e divulgada nos meios de comunicação é sempre a nota do ENADE. O resultado do seu curso poderá se destacar entre outros cursos de outras instituições no estado, na região e no país. Esse diferencial poderá ser importante na disputa por uma vaga no mercado de trabalho ou no momento em que pretender ingressar em um curso de pós-graduação.