25/04/2013
Campus Anápolis

UniEVANGÉLICA é citada em sessão solene pelo dia do índio na Câmara Federal

25.04.2013

02288A Câmara Federal realizou no dia 19 de abril sessão solene em comemoração ao Dia do Índio. A sessão foi proposta pelos deputados Roberto de Lucena (PV-SP) e Padre Ton (PT-RO). Roberto de Lucena lembrou que a data já é celebrada em todo o País, com apresentações, exposições e festas. Para o deputado, além das comemorações, o momento também exige uma reflexão sobre a importância de se preservar a cultura indígena e manter os índios em suas terras. O evento aconteceu durante toda tarde no Plenário Ulysses Guimarães.

​ Durante a sessão, o deputado lembrou que os indígenas foram submetidos a cinco séculos de desrespeito e ações que diminuíram suas populações. Hoje, um dos principais problemas, segundo o parlamentar, é a exploração predatória de recursos naturais em terras dessas comunidades, além da violência crescente contra os povos indígenas.

O parlamentar afirmou que não há muito que comemorar no Dia do Índio diante do crescimento assustador da violência contra as crianças indígenas. "Relatos de violação de direitos de crianças indígenas são cada vez mais frequentes em publicações de organizações que trabalham na defesa dos povos indígenas", denunciou Roberto de Lucena.

​ "Aos pequenos índios do Brasil está sendo negada a garantia de direitos fundamentais. O Estado brasileiro deve estar atento à questão indígena e cumprir rigorosamente com seus deveres. Nós defendemos a vida e a família, inclusive das etnias indígenas", finalizou. O deputado Márcio Junqueira (DEM-RO) também afirmou que "é hora de o Estado brasileiro parar de negligenciar com os direitos das crianças indígenas".

Estiveram representando a UniEVANGÉLICA o Pr. Rocindes Correa, coordenador do Unimissões e o Pr. Heliel de Carvalho, Capelão institucional, acompanhados pelo indígena Beush Matis, acadêmico de Administração.

Na abertura da sessão, o presidente da mesa fez menção ao programa da UniEvangélica voltado à formação de indígenas, destacando a presença do acadêmico indígena no plenário.

O cacique Raoni, líder indígena mais antigo do País, também esteve presente e aproveitou o evento para fazer um apelo à presidente Dilma Rousseff para que o Governo Federal dê prioridade às necessidades dos índios brasileiros. "Queremos respeito, saúde, educação e responsabilidade com nossas terras", exigiu. O Cacique também alertou que a maconha e cerveja são os novos males à população indígena.

Roberto de Lucena ressaltou que o Brasil é um dos únicos países que ainda preserva os povos nativos. "A sessão solene foi uma grande oportunidade de reafirmação do nosso compromisso com os povos indígenas", disse.

Ao finalizar seu pronunciamento, durante a sessão solene, o deputado falou ao público que lotou ao plenário da Câmara sobre a existência de um único Deus. "Não existe um Deus dos brancos e um Deus dos índios. Somos todos filhos de um único Deus, o Deus da terra, da natureza, o Deus que criou todos nós!"

Ao final da sessão solene, foi lançada a Campanha Nacional "Criança Indígena, Eu Me Importo". A campanha é uma iniciativa da ATINI - Voz Pela Vida, coalizão formada por índios e brasileiros que atuam na defesa dos direitos das crianças indígenas em situação de risco.

Além das autoridades presentes, participaram da solenidade líderes de várias etnias, indígenas jovens, mulheres e crianças, alguns deles usaram da palavra, apresentando suas reivindicações, numa verdadeira demonstração de civilidade e democracia, bem diferente da situação ocorrida dias antes no mesmo local.

Diversas organizações envolvidas com a questão indígena no país, também enviaram seus representantes. Entre elas a Sociedade Internacional de Lingüística, Missão Novas Tribos do Brasil e Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas, que são parceiros da UniEVANGÉLICA, nos projetos de empoderamento dos povos indígenas.