23/04/2013

Projeto UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante realiza diversos atendimentos no Amazonas

23.04.2013

Mais de 1.200 atendimentos foram realizados em mais um projeto Cidadã Itinerante da UniEVANGÉLICA, na comunidade ribeirinha Arara no Amazonas. Os acadêmicos, professores e coordenadores chegaram da Vila de São José, município de Manacapuru, mais conhecido como comunidade Arara, no dia 14 de abril apresentando números significativos e de grande relevância para as atividades de extensão da UniEVANGÉLICA.

A instituição com proposta acadêmica de ações de extensão nas áreas de saúde/educação e pesquisa, integrada com a Terre des Hommes Holanda e Equipe Asas de Socorro realizou a 1ª Viagem deste ano do projeto Cidadã Itinerante permanecendo por uma semana na comunidade ribeirinha realizando diversos atendimentos.

A Comunidade São José – Vila Arara – fica localizada no Lago do Arara, município de Caapiranga no Estado do Amazonas, e possui atualmente 188 famílias de acordo com os agentes de saúde. Com duas escolas que atuam no ensino médio e fundamental, a comunidade utiliza-se de eletricidade fornecida por um gerador movido a diesel.

A situação socioeconômica da comunidade é distribuída da seguinte forma, em média 70 pessoas são funcionárias da prefeitura, com várias famílias inscritas no Programa Bolsa Família do Governo Federal, os idosos recebem pensão, e o restante da população vive da agricultura como plantações de mandioca, malva, castanhas e açaí, além da pesca e extração de madeira. Estes produtos são comercializados para os próprios comunitários.

Os atendimentos oferecidos pelo projeto UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante, obtiveram os seguintes números:

Medicina: 362 consultas;

Biologia: 50 entrevistas em residências distintas abordando a origem da água utilizada e destino dos resíduos sólidos e sanitários; 12 análises de água (2 das embarcações, 3 de pontos distintos do rio, 2 dos poços artesianos e 5 de residências); 01 palestra para divulgação dos diagnósticos em saúde e das condições sanitárias, 17 visitas às residências dos ribeirinhos, principalmente aos que residem na orla, com o propósito de divulgar a grande incidência de parasitoses e associar esta realidade à deposição de resíduos fecais nas águas do rio;

Atividades de Pesquisa (NEP DPCT): 48 entrevistas;

Odontologia: Escovação supervisionada com distribuição de escovas dentais para 300 pessoas. Atendimento clínico: 322 pessoas (Procedimentos realizados: 232-dentistica, 141-cirurgia e 90-profilaxia);

Fisioterapia: Avaliações Posturais, orientações individuais e atendimento para alívio de dores para um total de 50 pessoas;

Enfermagem: Consulta Adulto, Consulta Pediátrica, COP, Exame Clínico de Mama, Temperatura Axilar, Glicemia Capilar, IMC, Pressão Arterial, Primeiros Socorros, Acuidade Visual e Atendimento Domiciliar, totalizando 1359 procedimentos para 362 pessoas.

Escola de Saúde: Atividades realizadas com escolas de ensino fundamental com as oficinas: Da boca para o corpo (saúde bucal), Que água você bebe? Você sabe? (doenças veiculadas pela água), Eu quero a vida! Droga mata! (prevenção do uso do álcool e tabaco), Cuide do seu lixo! A natureza agradece! (saúde ambiental). Atividades realizadas com escolas ensino médio e tecnológico e pais com a realização de duas oficinas: Eu quero vida! Droga mata (prevenção do uso do álcool e tabaco), Quem ama a vida cuida! (prevenção das DST). Totalizando 216 participantes.

Agronomia: Pesquisa de campo para o estabelecimento das abordagens sobre a vida da população e dos trabalhadores da malva no baixo Solimões.

Os alunos e professores participantes foram:

Curso de Enfermagem

Viviene Moraes – Medicina

Enfermeira
Ravilla Alves Sousa

A próxima viagem do projeto para as comunidades ribeirinhas, Sabina e Mocambo, do Rio Amazonas está prevista para maio, saindo de Anápolis no dia 04 e retornando no dia 12. * Por questões climáticas / alterações feitas por companhias aéreas / possíveis perdas de conexão dos vôos, a data de chegada em Anápolis poderá ser adiada ou postergada